Webventure

Rally Dakar define programação para a prova de 2011


Dakar 2011 começa em 1º de janeiro (foto: André Chaco/ www.webventure.com.br)

A organização do Rally Dakar acaba de divulgar a lista de cidades por onde a prova de 2011 irá passar. Assim como nas duas últimas edições, a prova ocorre na América do Sul, na Argentina e Chile. Em março deste ano, a ASO, empresa que organiza o Rally Dakar, já havia confirmado que a prova não voltaria para a África, como era especulado (saiba mais).

A cidade de Buenos Aires recebe a largada e chegada da prova, marcados para os dias 1 e 16 de janeiro, respectivamente. A prova seguirá para o norte da Argentina, com a primeira etapa terminando em Victoria. Logo depois, o rali passará próximo à fronteira com a Bolívia, na região de Salta e Jujuy.

“O rally terá mais trechos no deserto e será concentrado na região norte. A duríssima parte de Fiambalá continua e certamente será mais um dia que os competidores enfrentarão grandes dificuldades”, disse o brasileiro Guilherme Spinelli.

No Chile, os pilotos enfrentam muitos quilômetros pelo Deserto do Atacama, região de maior dificuldade da prova. “Do dia 6 ao dia 12 teremos etapas de areia ou dunas nesta edição do rali, o que o torna ainda mais difícil. Como de costume, a organização do Dakar encontra ainda mais desafios para manter a fama de rali mais difícil do planeta”, explicou Jean Azevedo, piloto de carro da equipe Petrobras Lubrax.

Diferentemente dos outros anos, os pilotos percorrerão trechos do Paso de Jama e do Paso de San Francisco (Argentina), regiões de terrenos e clima complexos.

“Muitos desses trechos que iremos percorrer são inéditos e complicados. Afinal, sairemos de altitudes entre 600 e 800 metros para percorrer locais com 5.000 metros. Isso influirá no rendimento de nossos veículos, bem como na resistência dos competidores”, disse André Azevedo, piloto do caminhão brasileiro.

Prova de 2010 – Pelo segundo, o Rally Dakar aconteceu na América do Sul, em virtude das constantes ameaças terroristas na África, onde nasceu o maior rali do mundo. O continente africano recebeu a prova por quase 30 anos, quando ganhou notoriedade mundial. “Com a experiência dos últimos dois anos, a ASO (organizadora do Rally) deverá fazer um roteiro ainda melhor e com variadas dificuldades”, completa Spinelli.

Em 2010, a vitória nas motos ficou com o francês Cyril Despres. Nos carros, o espanhol Carlos Sainz conquistou seu primeiro título na prova. Já nos caminhões, a tripulação russa de Vladimir Chagin foi imbatível e o piloto levou seu sexto título.

Entre os brasileiros, o melhor foi Guilherme Spinelli, que ficou com a 10ª colocação nos carros. Veja como foram todos os brasileiros.

Percurso do Rally Dakar 2011:
01/01- Buenos Aires/Victoria
02/01- Victoria/Córdoba
03/01- Córdoba San Miguel de Tucumán
04/01- San Miguel de Tucumán/San Salvador de Jujuy
05/01- San Salvador de Jujuy/Calama
06/01- Calama/Iquique
07/01- Iquique/Arica
08/01- Dia de descanso
09/01- Arica/Antofagasta
10/01- Antofagasta/Copiapó
11/01- Copiapó/Copiapó
12/01- Copiapo/Fiambalá
13/01- Fiambalá/ San Juan
14/01- San Juan/Córdoba
15/01- Córdoba/Buenos Aires
16/01 – Chegada

Mais Dakar – Confira o hotsite especial da cobertura do Dakar 2010. Clique aqui

Este texto foi escrito por: Webventure