Webventure

Rally de Barretos começa hoje


Fernando Bentivoglio (foto: Daniel Costa/ www.webventure.com.br)

Direto de Barretos (SP) – Já começou a concentração para o Rally de Barretos, abertura do Campeonato Brasileiro de Cross-country para carros e caminhões e segunda para motos e quadriciclos. As 80 equipes realizaram na noite de ontem a largada promocional, apresentação da prova para a cidade.

No briefing do início da noite a organização passou todos os detalhes da prova de hoje. As motos passam pelo prólogo às 9h, para decidir a ordem de largada da especial de 50 km, que começa às 11h. Um circuito com pouco mais de três quilômetros foi montado ao lado do Parque do Peão, com piso duro e alguns saltos. Para os carros, o prólogo começa às 11h e a especial,13h.

A semana foi de chuva em Barretos, porém faz três dias que o tempo está seco. “A primeira especial será uma adaptação ao circuito e o relevo da região. O piso está seco e firme, porém tem alguns pontos com buracos. Se chover a condição fica melhor ainda para acelerar”, comentou Fernando Bentivoglio, diretor da Pró Esporte Brasil, organizadora da competição.

O diretor avisou também que a especial será bastante sinuosa e de navegação confusa. “Porém a velocidade não vai ser tão alta. No domingo é que a prova fica mais rápida, e com vários saltos. Os pilotos terão que administrar velocidade, motor e suspensão para fazer um bom tempo sem destruir o veículo”, avisa Fernando.

Disputa – As motos já tiveram a primeira etapa do Brasileiro, o Rota Maranhão, no fim de fevereiro. Zé Hélio foi o mais rápido nos três dias de competição e lidera o campeonato. O Rota Maranhão teve peso dois, e o Rally de Barretos, tem um, por ser considerado curto. Mesmo assim, o atual líder não se vê com vantagem. “A disputa vai ser boa, o Juca Bala está em segundo e também veio para Barretos. Acho que a briga pelo campeonato vai ficar entre nós dois”, prevê.

Jean Azevedo, pentacampeão brasileiro nas motos, sofreu um acidente na quinta-feira, enquanto treinava. Quebrou a clavícula e não veio para Barretos. Nos carros, o rali é a abertura do Brasileiro. As únicas provas da modalidade que já aconteceram foram as duas primeiras etapas do Paulista de Cross-country, e a dupla Maurício Neves/Clécio Maestrelli venceu as duas. Eles estão presentes também em Barretos.

Este texto foi escrito por: Daniel Costa