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Rally de Erechim promete disputa acirrada no feriado

Redação Webventure/ Offroad

A categoria N2 será uma das mais disputadas (foto: José Mario Dias)
A categoria N2 será uma das mais disputadas (foto: José Mario Dias)

Entre os próximos dias 30 de abril e 4 de maio, acontecerá o Rally de Erechim 2008. A disputa promete ser acirrada, já que a prova será válida como a segunda etapa do Campeonato Sul-americano de Rally de Velocidade 2008, como a segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade 2008, e ainda como as primeira e segunda etapas do Campeonato Gaúcho de Rally de Velocidade 2008.

Na quinta-feira (1), acontecerá o shakedown para os competidores fazerem o último teste em suas máquinas. Na sexta-feira haverá a largada promocional, e no sábado começam as competições. A expectativa dos organizadores é que mais de 50 duplas formem o grid de largada do Rally Internacional de Erechim 2008.

A competição terá um dos maiores e mais qualificados grids, e a organização da competição aposta que as categorias N2 e N4 serão as que apresentarão as disputas mais acirradas, pois em cada uma delas existem mais de dois pilotos com experiência o bastante e dentro de equipes de fábrica, com carros muito bem preparados.

Em busca de outra vitória – Os destaques da disputa serão os carros da Chevrolet, que conseguiram uma dobradinha em Pomerode (SC), onde aconteceu a primeira etapa do Brasileiro, com Ulysses Bertholdo/ Armando Miranda em primeiro e Bernardo Koller/ Sidinei Broering em segundo. As duas duplas disputaram a prova na categoria N2.

Para os competidores brasileiros, a disputa terá mais um desafio: quebrar o jejum de três anos sem vencer a competição. Nas três últimas edições os títulos ficaram com estrangeiros. Em 2008, com carros e equipes mais bem preparados, a esperança é que o lugar mais alto do pódio fique com um participante brasileiro.

Na 11ª edição do Rally Internacional de Erechim, pilotos e navegadores estarão divididos em sete categorias. Pelo Campeonato Sul-americano existirá uma categoria exclusiva, a Super R, a qual foi criada primeiramente no Campeonato Argentino de Rally de Velocidade para carros Impreza WRX da marca Subaru. Os veículos da Super R serão bem parecidos com os da categoria N4, com tração integral, motor 2,0, mas sem auxílio de turbina. Outra categoria na lista dos carros designados como turismo será a A6, destinada a veículos de tração simples, motor 1.6 e preparação livre.

Além dos carros turismo, também existirão as categorias para máquinas de produção. A mais potente delas será a N4 com veículos com tração integral, motor de, no máximo, 2.0 e auxílio de turbina. Esse tipo de carro chega, nas retas, a 210 quilômetros por hora. Uma categoria que volta a ser disputada é a N3, com máquinas de tração simples e motor de até 2.0. Por fim, a última categoria será a N2, que estará subdividida em N2 e N2 Light. Esta última será destinada aos competidores que nunca foram campeões em nível nacional ou internacional.

Outro destaque para o Rally Internacional de Erechim é a exclusão das categorias A7 e A8. Além disso, para carros fora de homologação, a categoria R1 será válida apenas para o Campeonato Gaúcho.

Este texto foi escrito por: Marcelo Iglesias

Last modified: abril 28, 2008

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