Webventure

Rally de Erechim vale pelo Brasileiro e Sul-americano de Velocidade


Erechim é sede do Brasileiro e Sul-americano (foto: Daniel Costa/ www.webventure.com.br)

Começa oficialmente nesta quarta-feira (16) o Rally Internacional de Erechim, válido pelo Campeonato Brasileiro e Sul-americano de rali de velocidade. Ao todo, serão 47 carros no grid de largada, um novo recorde da prova.

Cerca de 100 pilotos e navegadores de cinco países participam das disputas no Rio Grande do Sul. São 16 duplas estrangeiras espalhadas por diversas categorias. A maioria dos estrangeiros são argentinos, mas também há duplas do Paraguai, Equador, Bolívia e Uruguai.

Nesta quarta-feira começa o reconhecimento das especiais. Na quinta, acontece a largada promocional e, a partir de sexta, as disputas na pista. A prova de três dias é a novidade deste ano em Erechim, que comemora a 20ª edição da competição.

Especiais – Entre sexta e domingo serão disputadas 15 especiais, totalizando 96,5 quilômetros. A menor especial tem apenas 1,8 quilômetro e a maior totaliza 22,9 quilômetros.

No primeiro dia, os pilotos passarão por duas novas especiais. “Quem assistira a URI Campus de Erechim, da RS 33,1 terá visão de praticamente toda a pista”, explica José Francisco Puente de Barros, diretor técnico da prova.

No sábado, os pilotos enfrentarão um trecho bastante conhecido, a Severiano de Almeida. Já o trecho do Banco Volkswagen exigirá atenção das duplas. “São duas serras, uma a descer e outra a subir. Possui trechos de altas e baixas velocidades”, explica o diretor.

No domingo, há o Salto dos Verdureiros, trecho que reúne o maior público do rali. Logo depois, terá a especial Gaurama, largando da BR 153. “Esta é uma especial nova em que possui trechos de altíssimas velocidades”, comenta Puentes.

Quilometragem das especiais:
SS URI Campus de Erechim II 3km
SS Unetral 5km
SS Severiano de Almeida 17,2km
SS Presto Industrial 11,3km
SS Banco Volkswagen 22,9km
SS JL Barbieri 14,5km
SS Gaurama 20,8km
SSs Super-primes 1,8km

Categoria A8
1 Paulo Nobre/Edu Paula Mitsubishi Evo IX
2 Raul Martinez /Fernando Mussano Subaru Impreza Spec
3 Roberto Sanchez/Edgardo Galindo Subaru Impreza Spec C B
4 Luis Barbery/Victor Alanoca Mitsubishi Evo VIII
5 Marco Bulacia/Marcelo Salazar Mitsubishi Evo VII
6 Cesar Santi/Luis Aguero Mitsubishi Evo IX
7 Rolando Careaga/Ruben Quiroz Mitsubishi Evo IX

Categoria N4
1 João Adib Marques/Marco Marini Mitsubishi Evo VIII
2 Marcos Marcola/Sergio Tarcisio Mitsubishi Evo IX
3 Juliano Sartori/Rafael Sartori Subaru STI
4 Milton Pagliosa/André Pagliosa Mitsubishi Evo V
5 Edio Fuchter/Lelo Carvalho Mitsubishi Evo IX
6 Cristian Confeti/Claudio Bustos Subaru Impreza Spec C
7 Rodolpho Behaker/Ivo Renato Mayer Mitsubishi Evo VIII
8 Oswaldo Scheer/Gilson Rocha Mitsubishi Evo IX
9 Guilherme Spinelli/Marcelo Vivolo Mitsubishi Evo IX
10 Ruben Cuenca/Adolfo Espinosa Subaru Impreza Spec C
11 Didier Arias/Hector Nunez Subaru Impreza Spec C
12 Victor Galeano Tomboly/Fabricio Chiriani Mitsubishi Evo IX

Categoria A7
1 Hermes Garcia/Fabio Garcia Fiat Bravo

Super R
1 Pablo Maranzana/Andrez Gonzales Subaru Super R

Categoria N3
1 Juan San Martin/Fernando Miraballes Peugeot 206

Categoria A6
1 Luís Tedesco/Bruno Mega Fiat Palio
2 Gabriel Beltran/Luis Fernandes Peugeot 206
3 Luiz Facco/Walace Von Schmidt Peugeot 206
4 Glademir Karpinski /Glademir Karpinski Jr. Peugeot 206
5 Leandro Brustolin/Daniel Ceconello VW Gol
6 Fernando Mello/Fernando Tochi Peugeot 206
7 Rafael Túlio/Gilvan Jablonski Peugeot 206
8 Evandro Carbonera/Juliano Gracioli Peugeot 206
9 Bernardo Koller/Geferson Pavinatto Peugeot 206
10 Marcos Valandro/Roger Valandro Fiat Palio

Categoria N2
1 Taissa Wlodkovski /Simone Deboni Fiat Palio
2 Fábio Dallagnol/Marcelo Dalmut Fiat Palio
3 Eduardo Cunha/Eduardo Soneca Fiat Palio
4 Sergio Kehl/Marcelo Kehl VW Gol
5 Marlon Koerich/Joseane Koerich GM Celta
6 Ulysses Bertholdo/Sidinei Broering GM Celta
7 Marfiso Menezes/Jane Menezes VW Gol
8 Reinaldo Kikuchi/Juan M. Cabrera VW Gol Milleniun
9 Pablo Pelaez/Pablo Daniel Olmos Honda Civic
10 José Barros Neto/Cristian Oliveira Fiat Palio
11 Cleberson Casarotto/Cleiton Casarotto VW Gol
12 Vilson Pilati/Cesar Valandro VW Golf
13 Sandro Suptitz/Roberto Bespalez Fiat Palio
14 Tiago Mocelin/Robson Giacomel Fiat Palio

Categoria R1
1 Beloni Brandão/Jeferson Pinheiro VW Fusca

Pilotos estrangeiros
Argentina – Raul Martinez /Fernando Mussano Subaru Impreza Spec – A8
Argentina – Roberto Sanchez/Edgardo Galindo Subaru Impreza Spec – A8
Argentina – Cristian Confeti/Claudio Bustos Subaru Impreza Spec C – N4
Argentina – Hermes Garcia/Fabio Garcia Fiat Bravo – A7
Argentina – Pablo Maranzana/Andrez Gonzales Subaru – Super R
Argentina – Pablo Pelaez/Pablo Daniel Olmos Honda Civic – N2

Bolívia – Luis Barbery/Victor Alanoca Mitsubishi Evo VIII – A8
Bolívia – Marco Bulacia/Marcelo Salazar Mitsubishi Evo VII – A8
Bolívia – Rolando Careaga/Ruben Quiroz Mitsubishi Evo IX – A8

Equador – Ruben Cuenca/Adolfo Espinosa Subaru Impreza Spec C – N4

Paraguai – Cesar Santi/Luis Aguero Mitsubishi Evo IX – A8
Paraguai – Didier Arias/Hector Nunez Subaru Impreza Spec C – N4
Paraguai Victo Galean Tomboly/Fabricio Chiriani Mitsubishi Evo IX – N4
Paraguai – Reinaldo Kikuchi/Juan M. Cabrera VW Gol Milleniun – N2

Uruguai – Juan San Martin/Fernando Miraballes Peugeot 206 – N3
Uruguai – Gabriel Beltran/Luis Fernandes Peugeot 206 – A6

Quarta-feira, 16/5
7h – Abertura para instalação do Parque de Assistência / Apoio – FRINAPE
13h30 – Abertura do reconhecimento de pistas
16h45 – Encerramento do reconhecimento de pistas
20h – Jantar de confraternização – Polo de Cultura – FRINAPE

Quinta-feira, 17/5
7h45 – Abertura do reconhecimento de pistas conforme regulamento
8h – Início da vistoria técnica e de segurança para os Campeonatos Gaúcho e Brasileiro (Parque de Assistência FRINAPE)
11h – Abertura da sala de imprensa no Pólo de Cultura – FRINAPE
11h45 – Encerramento do reconhecimento de pistas
12h30 – Início da vistoria técnica e de segurança para todos os Campeonatos (Parque de Assistência FRINAPE)
13h30 – Abertura do reconhecimento de pistas
16h45 – Encerramento do reconhecimento de pistas
17h – Encerramento da vistoria técnica e de segurança
17h30 – Abertura do parque fechado de largada – local: estacionamento 1 da URI – Campus de Erechim
18h30 – Início da caminhada dos Navegadores e deslocamento dos carros para a largada promocional. Local: URI Campus de Erechim até a Prefeitura Municipal de Erechim
19h30 – Largada promocional – 1° carro

Sexta-feira, 18/5
7h45 – Abertura do reconhecimento de pistas
8h – Início do shakedown – carros de tração simples
9h30 – Fim do shakedown – carros de tração simples
9h30 – Início do shakedown – carros de tração integral
11h – Fim do shakedown – carros de tração integral
11h – Imprensa: reconhecimento das pistas – saída: Pólo de Cultura – FRINAPE
11h45 – Encerramento do reconhecimento de pistas
15h10 – Largada do 1º carro na SS 01 – URI Campus de Erechim II
15h45 – Largada do 1º carro na SS 02 – Unetral
16h36 – Largada do 1º carro na SS 03 – URI Campus de Erechim II
18h30 – Conferência de imprensa com pilotos convidados e dos que estiverem liderando o Rally – Local: Salão Nobre – URI Campus de Erechim
19h30 – Conferência de imprensa com autoridades – local: Salão Nobre – URI – Campus de Erechim
22h – Divulgação dos resultados extra-oficiais

Sábado, 19/5
8h – Abertura do parque fechado – saída da primeira tripulação – Local: estacionamento 1 – URI Campus de Erechim
9h18 – Largada do 1º carro na SS 04 – Severiano de Almeida
10h11 – Largada do 1º carro na SS 05 – Presto Industrial
10h29 – Largada do 1º carro na SS 06 – Banco Volkswagen
12h37 – Largada do 1º carro na SS 07 – Presto Industrial
12h45 – Largada do 1º carro na SS 08 – Banco Volkswagenl
14h46 – Largada do 1º carro na SS 09 / SS 10 – Super-Prime Volkswagen Caminhões e Ônibus
22h – Divulgação dos resultados extra-oficiais

Domingo, 20/5
6h45 – Abertura do parque fechado – saída da primeira tripulação – Local: estacionamento 1 – URI Campus de Erechim
7h26 – Largada do 1º carro na SS 11 – J. L. Barbieri
8h14 – Largada do 1º carro na SS 12 – Gaurama
9h22 – Largada do 1º carro na SS 13 – J. L. Barbieri

Este texto foi escrito por: Webventure