Edição 2004 do Rally dos Sertões (foto: Theo Ribeiro/ www.webventure.com.br)
Muito mais que competição: a 13ª edição do Rally Internacional dos Sertões é o maior evento de off-road do país e da América Latina. Este ano, o recorde são 228 veículos, batendo os 224 veículos em 2003. Em 2004, foram 212 veículos.
Em termos de tamanho, a “caravana do rali”, com mais de 3 mil pessoas, movimenta o terceiro maior rali do mundo durante 12 dias de evento no interior do país, atrás somente do Rally Dakar e Rally da Tunísia.
A programação do Sertões 2005 começa na quinta (28) em Goiânia (GO) com as verificações técnicas e adminstrativas dos veículos. A largada promocional acontece no sábado (30) em frente ao shopping Flamboyant. No dia seguinte os pilotos partem para os 4.692 quilômetros de rali pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Pará e Distrito Federal. O evento termina 9 de agosto de volta à Goiânia.
A categoria carros foi a que mais cresceu e terá 113 veículos de competição (82 na Cross Country e 31 na Regularidade), 17 a mais do que no ano passado. A prova também contará com 16 caminhões, cinco a mais que em 2004. E a categoria motos, cuja disputa do Sertões valerá como quinta etapa do Campeonato Mundial de Cross Country, terá 66 competidores.
A Expedition, categoria de turismo de aventura que alia à prática de esportes junto à natureza, é outro destaque do Sertões 2005. Este ano, a categoria terá 33 carros, 12 a mais do que no ano passado.
Estrelas internacionais – O espanhol Marc Coma, vice-campeão da última edição do Rally Dakar e atualmente em segundo no Mundial, aceitou o convite e veio para o Sertões para ganahr mais pontos no Mundial da FIM. Aqui no Brasil ele pode assumir a liderança da competição.
Já o chileno Carlo de Gavardo volta para o Rally dos Sertões com mais quatro pilotos novatos. Nos quadriciclos o Sertões tem a presença do francês Jean-Philippe Caillet, líder do Mundial, e do – sempre – português Ricardo Leal dos Santos.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: julho 27, 2005