Rally dos Bandeirantes acontece neste fim de semana em Taubaté (SP) (foto: David Santos Jr/ www.webventure.com.br)
Nos dias 09 e 10 de outubro, o Rally dos Bandeirantes chega à sua oitava edição, mais uma vez com sede na cidade de Taubaté, interior de São Paulo. A competição espera reafirmar o sucesso dos últimos anos em uma prova válida pelos Campeonatos Brasileiro e Paulista de Rali Cross-Country nas categorias carros e caminhões. Para tanto, Deco Muniz, organizador da prova, aposta na história por trás de uma das regiões mais marcantes no cenário paulista.
O Rally dos Bandeirantes é um filho que eu tenho. Desde quando eu comecei a fazer a prova, eu sempre gosto de atrelar o rali a alguma coisa que está acontecendo. E Taubaté é o principal local de onde saíram os bandeirantes durante todo o período de colonização do Brasil. Então, tudo na cidade está ligado a esse acontecimento, o que faz com que a prova tenha algo ainda mais especial, explicou o organizador.
Em 2010, o percurso foi montado na fazenda que é utilizada há quatro anos. Mesmo se passando no mesmo local, Deco afirmou que os 268 quilômetros de trajeto, divididos em quatro especiais (duas de 67 quilômetros no sábado e duas de 67 quilômetros no domingo) trarão emoções totalmente novas aos competidores.
Eu montei o percurso em uma fazenda que é muito tradicional, a mesma que uso há quatro anos. Mas, na realidade, ela não é uma fazenda só, são seis interligadas. Então eu tenho uma opção muito grande de trajetos lá dentro. É o mesmo local do ano passado, mas não é a mesma prova do ano passado. É uma disputa totalmente diferente. Ela alterna trechos muito rápidos, com trechos bastante travados e muita navegação. Além disso, é uma prova bastante técnica, contou.
Grid cheio – Com mais de 30 veículos confirmados até agora para a disputa deste ano, o Rally dos Bandeirantes tem tudo para superar as expectativas da organização. Espelhando-se em outros anos, Deco espera que a disputa seja aprovada pelos competidores, principalmente levando em conta que ela pode ser decisiva no Campeonato Brasileiro.
A expectativa é boa. Eu sempre fiz provas boas aqui, que são muito elogiadas por quem já correu. O grid está, por enquanto, com pouco mais de 30 carros, e a expectativa é manter o número do ano passado, com 36, o que é uma média muito boa para o Campeonato Brasileiro. Desta vez, praticamente, é aqui que irá começar a definir o Brasileiro. A briga está aberta em todas as categorias e quem andar bem aqui dará um passo muito grande na busca pelo título geral. Então, com certeza, a disputa será muito acirrada, afirmou.
Por ser a primeira prova pós Rally dos Sertões, disputa que deixou a classificação do campeonato nacional ainda mais embolada, a competição tem confirmada a presença de grandes nomes do esporte. Pensando na categoria Protótipo, Muniz acredita que quatro carros tenham vantagem.
O que eu vejo na principal categoria são alguns pilotos um pouco a frente. O Jean Azevedo, que corre com o Emerson Cavassin, sempre é um dos favoritos. Hoje eu o considero o melhor piloto do Brasil. Mas o Marcos Moraes está muito constante, com um carro muito confiável. E tem o Marlon Koerich, que andou muito bem nos Sertões e virá para cá. E o Maurício Neves que está voltando. São eles que devem brigar pela vitória na geral, finalizou.
Este texto foi escrito por: Caio Martins
Last modified: outubro 6, 2010