Famosos utilizam o Protótipo Sherpa desenvolvido pelo projetista e piloto Richard Vaders (foto: Caetano Barreira/Divulgação)
Algumas das principais personalidades artísticas do país tiveram a sua primeira experiência no mundo off-road por meio do Rally dos Famosos. A competição, que é exibida no programa Domingão do Faustão, tem a consultoria técnica Dunas Race, empresa que realiza o Rally Internacional dos Sertões, o segundo maior evento da modalidade no mundo.
A disputa começou em Avaré, no interior do estado de São Paulo, e apenas duas duplas ainda seguem na disputa do título. Priscila Fantin e Gustavo Leão enfrentam Tânia Mara e Erik Marmo. Os campeões, que participam da última especial nesta semana, serão revelados no domingo.
Parte dos grandes representantes do off-road nacional também trabalha nos bastidores da competição. A direção da prova fica por conta de Marcos Moraes, diretor presidente da Dunas Race. Ele conta com o apoio de Eduardo Sachs que, além de ser o executor da planilha, foi o instrutor de navegação dos participantes. Os novatos também contaram com o apoio do experiente piloto Reinaldo Varela, que deu aulas preparatórias de pilotagem.
Para aumentar ainda mais a emoção, o Rally dos Famosos é disputado no estilo cross country. Tradicionalmente, este tipo de prova de velocidade possui trajeto em estradas abertas e não conhecido pelos participantes. Mas no caso desta competição, o evento é realizado em um circuito fechado, ou seja, uma pista de terra montada pela organização.
“Por ser para um programa de TV, construímos etapas com cerca de 40 km para dar tempo de pontuar todos os pilotos e montar um sistema de captação de imagens para uma transmissão, explica Marcos Moraes. “Os competidores me surpreenderam. Foi um novo produto que desenvolvemos e essa experiência foi muito interessante. Trabalhamos com um público que nunca vivenciou esse tipo de competição e mesmo assim, depois da segunda etapa, eles apresentaram um desenvolvimento muito grande. Foram competitivos e dedicados na busca de bons resultados, completou.
Até agora, duas especiais foram disputadas. Em cada uma delas, uma dupla foi eliminada. Na primeira, Leila e Toni Garrido concluíram a etapa com tempo superior ao de seus concorrentes e saíram da disputa. No último domingo, Eri Johnson e Dig Dutra ficaram pelo caminho.
“O Rally dos Famosos é uma experiência muito interessante. Os participantes do quadro se empenharam bastante nos treinamentos. Alguns mostraram uma determinação que a gente só encontra em pilotos profissionais. Nenhum deles tinha experiência com rallys e encararam logo de primeira uma prova de velocidade, que é um desafio bastante difícil no aspecto técnico, explicou Sachs.
Em cada prova, o percurso é especificado na forma de planilha com postos de controle de largada e chegada dos deslocamentos e testes especiais. A competição consiste na disputa de três etapas em circuito fechado com percursos variando entre 40 e 42 quilômetros.
Veículo – Os participantes estão à bordo do protótipo Sherpa, veículo desenvolvido pelo projetista e piloto brasileiro Richard Vaders. O carro possui motor de 2.8 Turbo Diesel Intercoller de 4 cilindros e 12 válvulas, com 289cv de potência a 3300rpm e torque de 68kgfm a 3000rpm.
Este texto foi escrito por: Webventure