A décima edição do Rally Internacional dos Sertões terá a largada promocional no Rio de Janeiro, dia 24 de julho de 2002. Pilotos de carros, motos, caminhões e quadriciclos vão enfrentar 3.700 km no total, sendo 2.000 km cronometrados, até Fortaleza, ponto final da competição, dia 2 de agosto.
A caravana da maior prova off road da América Latina, e uma das maiores do mundo, vai atravessar seis estados brasileiros (Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Tocantins, Piauí e Ceará). O anúncio do
pré-roteiro do Sertões foi feito nesta quarta-feira (23/01) por Marcos Ermírio de Moraes e Simone Palladino, diretores da Dunas Race, empresa organizadora do evento.
Levantamento – Marcos Ermírio começou na quarta-feira (23/01) o levantamento do percurso, partindo do Rio. A expedição, feita de carro, terá o objetivo de fazer o reconhecimento das trilhas e estradas de terra pelo interior do Brasil até a chegada à capital do Ceará. Depois do período das chuvas, a partir de março, vamos sobrevoar todo o trajeto e, por último, no começo de abril, faremos a planilha, espécie de mapa com referências de direção para os pilotos, contou Marcos Ermírio de Moraes.
O Rally dos Sertões 2002 percorrerá regiões e cidades inéditas, como a mineira Tiradentes, Taguatinga, no Tocantins, e Picos, no Piauí. E pela primeira vez na história da competição os participantes irão passar a noite em Crateús, já no Ceará. Mas antes de chegarem ao último estado do roteiro, os aventureiros vão enfrentar a caatinga na Bahia. O chão é forrado de cascalho e a vegetação é formada por cactos e Jurema Preta, arbusto espinhoso bastante resistente à seca, adianta Marcos Ermírio.
Maturidade – O Rally Internacional dos Sertões 2002 será diferente. O evento estará comemorando 10 anos e por isso a organização vai utilizar este número em várias ações, como o próprio período da prova, com 10 dias. Tudo será especial neste ano. Com certeza a largada promocional será no Rio de Janeiro e queremos fazer uma grande festa na cidade. Estamos estudando a possibilidade de o prólogo (que define a ordem de largada da primeira etapa) ser disputado à noite na praia de Copacabana, adiantou Marcos Ermírio.
Para se ter noção do tamanho da prova, o Sertões 2002 terá ao todo 800 pessoas envolvidas, incluindo competidores, equipes de apoio, jornalistas e organizadores. Até o momento, 53 carros e 52 motos estão inscritos. A expectativa é muito boa em número de participantes e neste ano deveremos ter 15 caminhões competindo, espera Marcos Ermírio.
Pré-roteiro do Rally dos Sertões 2002
24/07 – Largada promocional no Rio de Janeiro (Praia de Copacabana)
25/07 – Rio de Janeiro / Tiradentes (MG)
26/07 – Tiradentes / Diamantina (MG), passando pela região da Serra do Cipó
27/07 – Diamantina / Januária (MG)
28/08 – Januária / Taguatinga (TO)
29/07 – Taguatinga / Bom Jesus (PI), passando pela caatinga virgem da Bahia
30/07 – Bom Jesus / Picos (PI)
31/07 – Picos / Crateús (CE)
01/08 – Crateús / Banabiu (CE)
02/08 – Banabiu / Fortaleza, chegando no Beach Park pelas dunas de Macejo
03/08 – Festa de premiação
04/08 – Retorno
Este texto foi escrito por: Ricardo Ribeiro