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Rally dos Sertões 2003 promete ser bastante difícil

São Paulo – O Rally dos Sertões 2003 promete ser bastante difícil logo nos primeiros três dias de competição, entre Goiás e Tocantins. “O rali neste ano deve ser bastante interessante. Os competidores devem enfrentar dificuldades ainda ni início”, afirmou Klever Kolberg, da equipe Petrobras Lubrax.

Ele correrá na categoria carros ao lado do navegador Lourival Roldan com uma Mitsubishi L200 Evolution. Além da dupla, o time conta ainda com Jean Azevedo, com moto KTM, e André Azevedo e Robson Pereira na categoria caminhões com um Mercedes-Benz.

Veja detalhes de cada etapa e as principais características.

21 e 22 de julho
Vistorias técnicas em Goiânia
Carros, motos, caminhões e quadriciclos passarão serão checados pelos comissários da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) e CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo).

Dia 24 de julho
Etapa 1: Goiânia (GO) Padre Bernardo (GO)
Deslocamento inicial: 150 km
Especial 1: 85 km.
Característica: Pedras, cascalhos, erosões e trial.
Deslocamento: 40 km

Especial 2: 70 km.
Característica: realizada dentro de um reflorestamento de eucalipto. Cascalho, terra batida, poeira tipo “talco”.
Deslocamento final: 30 km

Dia 25 de julho
Etapa 2: Padre Bernardo (GO) Porangatu (GO)
Total do dia: 546 km
Deslocamento inicial: 12 km
Especial: 200 km.
Característica: pedras de diferentes tamanhos, erosões, rios, lombas e cascalho.
Deslocamento final: 334 km

“No final desta especial terá acesso para o apoio. Este será um dos dias mais importantes da prova devido à dificuldade da especial”.

Dia 26 de julho
Etapa 3: Porangatu (GO) Palmas (TO)
Total do dia: 587 km
Deslocamento inicial: 14 km
Especial: 215 km.
Característica: estradinhas de fazenda com velocidade média e alta no início e nos últimos 50 quilômetros a especial será mais travada e estreita. Não há pedras.
Deslocamento final: 358 km

“Este será o dia mais longo do rali, onde a navegação terá extrema importância”.

Dia 27 de julho
Etapa 4: Palmas (TO) Colinas (TO)
Total do dia: 473 km
Deslocamento inicial: 81 km
Especial: 134 km
Característica: velocidade média e baixa, lombas, mata-burro e navegação.
Deslocamento final: 258 km

“O deslocamento final desta etapa será bem travado e é tão ruim quanto a especial e o pior do rali. Por causa disso, é necessário prestar muita atenção no tempo total da prova para não perder horário”.

Dia 28 de julho
Etapa 5: Colinas (TO) Araguaína (TO)
Total do dia: 212 km
Deslocamento inicial: 12 km
Especial: 140 km.
Característica: média e alta velocidades, piso de areia, pouca pedra com boa navegação e sinuosidade.
Deslocamento final: 62 km

“O dia será mais tranquilo, possibilitando que os competidores cheguem mais cedo para providenciar a manutenção dos veículos, por exemplo”.

Dia 29 de julho
Etapa 6: Araguaína (TO) Carolina (MA)
Total do dia: 307 km
Deslocamento inicial: 4 km

Especial 1: 104 km.
Característica: areia, trecho travado, trilhas estreitas, pedras e lombadas.Deslocamento: 15 km (haverá travessia de balsa)

Especial 2: 141 km
Característica: areia e navegação no cerrado.

Deslocamento final: 47 km

“A cidade de Araguaína possui uma boa infra-estrutura, com vôos comerciais. É uma boa opção para deixar ou entrar no rali”.

Dia 30 de julho
Etapa 7: Carolina (MA) Barra da Corda (MA)
Total do dia: 436 km
Deslocamento inicial: 230 km
Especial: 202 km
Característica: velocidades baixa, média e alta, além de muita areia e depressões na pista
Deslocamento final: 4 km

“Neste trecho haverá grande reta com aproximadamente 30 quilômetros. Neste ponto os competidores devem bater o recorde de velocidade da competição. Alguns carros devem chegar perto dos 200 quilômetros por hora”.

Dia 31 de julho
Etapa 8: Barra da Corda (MA) Barreirinhas (MA)
Total do dia: 555 km
Deslocamento inicial: 227 km
Especial 1: 142km
Característica: especial travada de cascalho, com erosões, buracos, Deps e boa navegação.
Deslocamento: 90km

Especial 2: 76 km.
Característica: erosão, depressões e areia
Deslocamento final: 20km

“A primeira etapa especial será difícil devido ao grande número de depressões no solo”.

Dia 1º de agosto
Etapa 9: Barreirinhas (MA) São Luís (MA)
* Em fase de definição por causa das chuvas que tem impedido o levantamento da etapa.

“Provavelmente será uma especial de 80 a 100 km onde a navegação por GPS será fundamental. A região é de areia com dunas pequenas e médias”.

A Equipe Petrobras Lubrax tem patrocínio da Petrobras, Petrobras Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e apoio da Minoica Global Logistics, Controlsat Monitoramento Via Satélite, Mitsubishi Koala, IBM, Planac Informática, Nera Telecomunicações, Telenor Satellite Services AS, Kaerre, Capacetes Bieffe, Lico Motorsports, Artfix, Sadia, Dakar Promoções, Vista Criações Gráficas, Adventure Gears, Kodak Professional, Mercedes-Benz Caminhões, ZF do Brasil e Behr.

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Este texto foi escrito por: Assessoria de Imprensa Equipe Petrobras Lubrax