Sertões será o melhor de toda a história (foto: Caetano Barreira/ www.webventure.com.br)
Está praticamente tudo certo. Após dias de levantamento, o percurso da 18ª edição do Rally dos Sertões, que acontecerá entre os dias 10 e 21 de agosto, foi definido pelo organizador da prova, Marcos Moraes, e pelo diretor técnico, Edu Sachs.
Segundo Moraes, a disputa deve ser a melhor de toda a história da competição. Ficou excelente. Conseguimos fazer todas as etapas do rali com o mapeamento aéreo e um roteiro excepcional. Este deve ser o melhor ano da história dos Sertões para a logística da prova, já que os deslocamentos serão menores e o asfalto será bom em quase todo o trajeto. Calculamos que apenas cerca de 60 quilômetros de asfalto serão ruins”, disse Moraes, que confirmou Goiânia (GO), Palmas (TO) e Fortaleza (CE) no roteiro da disputa.
Entre os destaques de trajeto comentados pelo organizador está uma etapa de 700 quilômetros de especial. O ponto alto da disputa será a etapa maratona, que totalizará 700 quilômetros sem apoio mecânico, num circuito extremamente técnico, de muita areia, altas temperaturas e navegação por GPS, contou.
Mesmo enfrentando uma maratona no sétimo dia de competições, Moraes afirmou que as equipes não terão descanso nos dias restantes. A oitava etapa terá um pouco menos de dificuldade, mas também será muito boa, pois apresenta o diferencial de acontecer em serras, com trechos sinuosos. A nona e a décima etapa serão menores, mas bem duras, típicas de caatinga do sertão, e exigirão um nível altíssimo de navegação. Nesses dois dias, o pessoal também enfrentará um percurso quebradeira, com pedras e rios secos pela frente, explicou.
O levantamento – Moraes e Sachs sobrevoaram por quase uma semana 12.760 quilômetros de céu em busca das melhores opções de rotas. Foram, em média, seis horas por dia, totalizando 58 horas vôo e 1.780 litros de gasolina de aviação consumidos. Mais informações sobre o Sertões pode ser encontrado no site www.webventure.com.br/blogsertoes.
Este texto foi escrito por: Webventure