Webventure

Rally dos Sertões anuncia saída do Mundial de Cross-Country de motos em 2011


Casteu se sagrou campeão mundial nos Sertões em 2010 (foto: Marcelo Maragni)

Em 2010, o francês David Casteu garantiu o título do Mundial de Cross-Country de motos justamente no Rally dos Sertões, ao terminar a prova em quarto. Neste ano, porém, essa conquista não será possível na principal competição off-road do Brasil. A organização dos Sertões anunciou nesta quinta-feira (03) que o rali não contará mais pontos para o campeonato organizado pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM).

Segundo a Dunas Race, organizadora do Sertões, a saída se deu para privilegiar os pilotos latino-americanos, que representam cerca de 90% dos inscritos nas categorias motos e quadriciclos. “Não concordávamos com algumas obrigatoriedades impostas pela Federação (FIM), que causavam a insatisfação dos competidores nacionais”, explicou Lucas Moraes, vice-presidente de marketing da empresa.

“Um ponto importante era a regra que obriga que os competidores inscritos no campeonato mundial FIM larguem todos os dias na frente dos demais competidores que disputavam somente o campeonato nacional, independentemente do seu resultado no dia anterior”, exemplificou Moraes, que, entretanto, não espera que a mudança diminua a força do Sertões no cenário off-road mundial.

“Outros ralis do gênero precisam do reforço de competições internacionais para sobreviver. O Rally dos Sertões, ao longo dos 19 anos de existência, se consolidou como um evento forte e independente”, afirmou o diretor. “Mesmo sem contar pontos para o Mundial, sabemos que ainda teremos competidores de outros continentes”, projetou Moraes. A decisão de deixar o Mundial de Cross-Country já foi comunicada à FIM, mas o Sertões ainda continua no calendário da competição no site da entidade.

Mais detalhes – O Rally dos Sertões 2011 já tem a sua programação definida. A competição, que chega à sua 19ª edição, acontecerá de 9 a 19 de agosto. A largada será em Goiânia (GO), como de costume, e a chegada neste ano acontecerá em Fortaleza (CE). O percurso terá aproximadamente cinco mil quilômetros. Uma novidade deve ser a criação de uma categoria para competidores veteranos, com mais de 45 anos.

Quanto ao Sertões contar pontos para outras competições, apenas o Mundial de Cross-Country de motos foi excluído. A prova continua valendo para o Sertões Series, Brasileiro de Cross Country de carros – organizado pela CBA (Confederação Brasileira de Automobolismo) – e para o Brasileiro Cross Country de motos e quadris da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo).

Este texto foi escrito por: Webventure