Iniciativa que realizou mais de sete mil atendimentos médicos em 2006 terá trajeto linear e passará por cidades periféricas à competição
São Paulo (SP) – Uma nova logística para atender melhor as milhares de pessoas beneficiadas com a passagem do Rally dos Sertões. Esta é a principal estratégia que a ação social da competição adotará na 15ª edição do Rally, a partir do próximo dia 8. A corrida terá 4.776 quilômetros de desafios naturais, com largada em Goiânia (GO) e chegada em Salvador (BA).
Dirigida pelo Instituto Brasil Solidário, organização sem fins lucrativos, a ação social do Rally dos Sertões realizou mais de sete mil atendiment os médicos e odontológicos na prova de 2006. Mas o sucesso da iniciativa não acomodou a entidade e a Dunas Race, empresa organizadora da prova. A idéia é aperfeiçoar todo o trabalho em 2007. Procuramos fazer um trajeto mais linear que o da competição, conta Luis Salvatore, diretor de projetos do Instituto Brasil Solidário. Isso vai permitir um melhor transporte dos nossos equipamentos em viagens noturnas. Nós sempre viajamos à noite para trabalhar ao longo do dia seguinte.
Sensíveis, os equipamentos passam por adaptações dentro dos veículos para agüentar os deslocamentos. Entre os benefícios médicos planejados para 2007 estão atendimentos clínicos e odontológicos, testes de diabetes, aferimento de pressão arterial, exames de vista e montagem de farmácia. Haverá também ações escolares e educativas como oficina de pintura com material reciclado, montagem de bibliotecas, oficina de comunicação, entrega de ki ts e programas para tirar dúvidas sobre meio ambiente.
A ação social atenderá também regiões periféricas ao Rally dos Sertões, como a cidade baiana de Canudos, que não será sede de nenhuma parada da competição. É um lugar bem carente, que já conhecemos bem, segue Salvatore. Outro destaque desta logística será a região do Jalapão. Vamos com força total para dois municípios, Ponte Alta e Mateiros, no Tocantins. Eles nunca receberam tamanhos benefícios.
São Raimundo, no Piauí, e Lençóis, na Bahia, receberão a ação social do Rally dos Sertões depois da passagem dos carros, caminhões, motos e quadriciclos. Enquanto o Rally estiver em Lençóis, seguindo para Senhor do Bonfim (BA), as cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) serão visitadas pela iniciativa. A ação social começará junto com a competição, em 8 de agosto, em Goiânia.
As cidades seguintes pelas quais passará a ação social são:
09/08 – Minaçu (GO)
10/08 – Ponte Alta (TO)
11/08 – Mateiros (TO)
12/08 – deslocamento
13/08 São Raimundo Nonato (PI)
14/08 Petrolina (PE) / Juazeiro (BA)
15/08 Canudos (BA)
16/08 Lençóis (BA)
17/08 Salvador (BA)
O Rally Internacional dos Sertões é organizado e promovido pela Dunas Race e tem patrocínio da Goodyear, Secretaria de Esportes do Governo da Bahia, Banco HSBC e Petrobras. O co-patrocínio é de SAMA/Eternit e Tam Express, com apoio do Governo de Goiás/Ministério do Turismo, Governo de Tocantins, Yamaha, Shopping Flamboyant, Sparco/Lico, Oitis Hotel, Helimed, Webventure, Revista 4×4 & Cia., Rádio Eldorado e Rádio Interativa.
Este texto foi escrito por: Vipcomm