Foto: Pixabay

Rally dos Sertões começa quarta com a Categoria Imprensa

Redação Webventure/ Parceiros

Goiânia Proporcionar ao jornalista todas as condições para que ele transmita ao público as emoções de competir no Rally dos Sertões, uma das maiores provas off road do mundo. Esse é o objetivo da nova “Categoria Imprensa” criada pela Dunas Race, empresa organizadora do evento. Dez pilotos e navegadores, formados por profissionais de diferentes meios de comunicação, estarão acelerando pelo interior do país a partir do dia 23 de julho entre Goiânia e São Luís, no Maranhão, onde termina a disputa dia 1o de agosto.

A rotina dos competidores-repórteres não será fácil. Além de pilotarem cinco Mitsubishi L200 R III uma média aproximadamente 400 quilômetros por dia na areia, na terra e atravessando rios e regiões de difícil acesso, os participantes da “Categoria Imprensa” ainda prometem reservar um pouco de disposição para o trabalho no final de cada etapa. Quase todos farão “diários de bordo”, mostrando como é enfrentar uma prova de 4.000 quilômetros pelos lugares mais inóspitos do país dentro de um carro.

“Me conheço e sei que se começar a fazer contagem regressiva vou ficar ainda mais ansiosa. A minha contagem regressiva só funciona com aquele relógio ou a mão da pessoa encarregada pela largada na frente do pára-brisa: 5… 4… 3… 2… 1… uóóóóóummmmmm…”, diz a jornalista Mariana Becker, da Rede Globo, sobre a expectativa da largada do Sertões. A gaúcha de 32 anos irá participar do rali pela terceira vez: a primeira foi como navegadora em 2000; no ano passado ela pilotou um carro e em 2003 estará novamente ao volante ao lado da navegadora Roberlena de Moraes, que escreverá artigos para a revista 4×4&Cia, especializada em off road.

O repórter André Ramos, da EPTV Campinas, retransmissora da TV Globo e que pode ser sintonizada em mais de 350 cidades do sul de Minas Gerais e interior de São Paulo, como Ribeirão Preto e São Carlos, também estará pilotando um carro na “Categoria Imprensa”. “Um sonho de moleque que virou brincadeira e trabalho de gente grande. Sou privilegiado, assim como outros duzentos e poucos (participantes) que também vão passar por caminhos que dificilmente seriam percorridos em qualquer viagem de turismo”, revelou André.

”Espero que os telespectadores da EPTV, com as imagens feitas de dentro do carro, vejam pelo menos parte do que eu vou ver. Porque dizer que sentirão a mesma emoção é hipocrisia. Impossível. Pelos treinos já deu pra perceber: a adrenalina rola a milhão!! E adrenalina é na corrente sanguínea. Via satélite, só pra dar água na boca”, disse em um artigo o jovem piloto-repórter de 29 anos.

“Quando fui convidado para ‘ver’ a prova de uma maneira diferente, como navegador da equipe ESPN Brasil/Rádio Eldorado, quase caí da cadeira. Fiquei empolgadíssimo, fiz a rádio toda se mobilizar, esquematizei a forma de cobertura, arrumei todo o equipamento (telefones via satélite, gravadores, câmeras e etc) e achei que estava tudo absolutamente sobre controle. Engano meu… Tudo bem, vamos ver o que vai dar. A pressão não é pouca, mas preciso confessar que eu gosto e a espera está se tornando cada vez mais angustiante. Vamos logo para a poeira!!!”, afirmou Fernando Solano, da Rádio Eldorado, especializado na cobertura de esportes de aventura. Ele será navegador de Luciano “KDra” Lancelotti, da ESPN Brasil.

Treinamento Os competidores da “Categoria Imprensa” participaram de aulas teóricas de pilotagem e navegação antes de entrarem nos carros para a parte prática ao lado de Guilherme Spinelli, piloto oficial da equipe Mitsubishi Racing. Os treinos intensivos foram realizados durante dois dias numa pistas de testes na região de Mogi-Guaçu, interior de São Paulo. Para simular um rali de verdade, os jornalistas até dormiram em barracas, uma prática comum em grandes competições off road, como o Sertões e o Paris-Dakar.

Pilotos e navegadores da Categoria Imprensa

Carro 1
Tiago Brant (Sportv) / Tiago Toricelli (Rádio CBN/Rádio Globo)

Carro 2
Luciano “KDra” Lancelotti (ESPN Brasil) / Fernando Solano (Rádio Eldorado)

Carro 3
Dênis Almeida (colaborador Jornal da Tarde) / Ranimiro Lotufo (Adriane Galisteu – Rede Record)

Carro 4
André Ramos (EPTV Rede Globo) / Ricardo Lopes (Revista Universo Rally)

Carro 5
Mariana Becker (Rede Globo) / Roberlena de Moraes (Revista 4×4&Cia)

Site oficial do Rally dos Sertões: www.rallydossertoes.com.br

O Rally Internacional dos Sertões tem organização e promoção da Dunas Race e patrocínio de Ipiranga e Banco Real. Co-patrocínio é da Volkswagen Caminhões, BF Goodrich, Prefeitura de São Luís e Helibras. Apoio do Governo de Goiás, Governo do Tocantins, Prefeitura de Goiânia, Prefeitura de Palmas, Nera Telecommunications, Hering e Rádio Eldorado. Colaboradores: site Webventure (www.webventure.com.br), Lico Motorsports, Transzero, Julio Simões, Yasuda Seguros e Controlsat. A supervisão é da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) e da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo).

VipComm Assessoria de Imprensa
Rally Internacional dos Sertões 2003
Sala de Imprensa em Goiânia: (62) 541-7106
Site na internet: www.vipcomm.com.br
E-mail: vipcomm@vipcomm.com.br

Este texto foi escrito por: Ricardo Ribeiro/VipComm

Last modified: julho 21, 2003

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure