Foto: Pixabay

Rally dos Sertões cria categoria para iniciantes

Redação Webventure/ Parceiros

Production Light promete aumentar a competitividade entre pilotos de carros; Outra mudança no regulamento é a ausência de limite de velocidade para as motos

São Paulo (SP) A edição de 15 anos do Rally Internacional dos Sertões traz novidades no regulamento. A principal delas é a criação da categoria Production Light, direcionada a pilotos de carro que nunca venceram ou foram vice em uma prova nos últimos cinco anos. A medida pretende estimular a participação de mais pilotos e promete aumentar a competitividade entre os iniciantes, transformando a categoria na porta de entrada do Sertões. A Production Light terá classificação e premiação exclusivas. O evento, com largada em Goiânia (GO) e chegada em Salvador (BA), será realizado de 8 a 18 de agosto.

A Production Light segue as limitações de preparação das categorias Production Diesel e Production Gasolina/Álcool. Porém, não permite a inscrição de pilotos que tenham vencido ou ficado em segundo lugar nos últimos cinco anos nos principais eventos da modalidade, tanto competindo de carro quanto de caminhão. São eles: Rally dos Sertões, Campeonato Brasileiro, Mitsubishi Cup e campeonatos estaduais.

Também não é permitida a participação de pilotos que tenham sido campeões ou vice em qualquer categoria automobilística reconhecida pela Federação Internacional (FIA) ou pela Confederação Brasileira (CBA). “O objetivo é estimular os competidores novatos, que agora têm uma classe voltada especialmente para eles”, comentou Marcos Ermírio de Moraes, presidente da Dunas Race, empresa responsável pelo Sertões. Em 2008, a Production Light será aberta a carros originais de fábrica sem alterações em suspensão, painel ou qualquer outro equipamento.

Sem limite para as motos Outro diferencial no regulamento de 2007 é o fato das motos não terem limite de velocidade, que até o ano passado era de 160 km/h. “Acatamos a posição da FIM, que considera que o piloto de moto acaba se desconcentrando por ter ainda que navegar. Já entre os carros, o limite de 150km/h continua valendo, pois os pilotos contam com a ajuda dos navegadores e podem ficar atentos ao velocímetro”, comparou Moraes.

Para motos e quadriciclos, o Sertões é válido como etapa do Campeonato Mundial de Rally Cross Country. E o principal rali das Américas foi incluído, nesta temporada, no calendário oficial da FIA medida que deve aumentar o número de pilotos estrangeiros na categoria carros.

Programação do Rally dos Sertões 2007

5/8 – Abertura da Secretaria de Prova (14h às 18h)
6/8 – Secretaria de Prova / Vistorias técnicas
7/8 – Secretaria de Prova / Vistorias técnicas
8/8 – Prólogo, largada promocional e show do Jota Quest
9/8 – Largada de Goiânia (GO) / Minaçu (GO)
10/8 – Minaçu (GO) / Palmas (TO)
11/8 – Palmas (TO) / Alto Parnaíba (MA) * Etapa Maratona
12/8 – Alto Parnaíba (MA) / São Raimundo Nonato (PI)
13/8 – São Raimundo Nonato (PI) / Barra (BA) * Etapa Maratona
14/8 – Barra (BA) / Lençóis (BA)
15/8 – Lençóis (BA) / Juazeiro (BA)
16/8 – Juazeiro (BA) / Aracaju (SE)
17/8 – Aracaju (SE) / chegada em Salvador (BA)
18/08 – Festa de premiação

O Rally Internacional dos Sertões é organizado e promovido pela Dunas Race e conta com o patrocínio da Goodyear e da Secretaria de Esportes do Governo da Bahia.

Este texto foi escrito por: Vipcomm

Last modified: junho 28, 2007

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure