
Coma (nas motos) e Sonik (nos quadris) são os gringos a serem batidos (foto: Stefan Susemihl)
Depois da primeira perna da etapa maratona, disputada nesta segunda-feira, restam apenas quatro dias para o fim da edição 2010 do Rally dos Sertões. E a julgar pela pequena variação de posições entre os ponteiros das quatro categorias que integram o rali, é possível apontar três favoritos ao título: Marc Coma nas motos, Rafal Sonik nos quadriciclos e Marcos Cassol nos caminhões.
O detalhe triste: os dois primeiros são estrangeiros. O espanhol Coma voltou a andar atrás de Felipe Zanol (2min25) nos 330 quilômetros cronometrados entre Palmas e São Félix do Tocantins, porém carrega para os dias finais a vantagem de 14min13. Levando-se em conta a experiência do bicampeão do Dakar e seu desempenho no Sertões neste ano, só um acidente ou um problema em sua moto tiram seu favoritismo.
Outro gringo que está sorrindo à toa em território brasileiro é o polonês Sonik. A bordo de seu quadriciclo, ele conquistou hoje sua terceira vitória em seis dias de prova, dando um banho na concorrência. Sonik cruzou a linha de chegada com 12min52 de frente Robert Nahas, o segundo melhor do dia. Márcio Oliveira, sua principal ameaça em relação ao título, ficou apenas em quarto. Com isso, Sonik leva para a reta de chegada do Sertões 28min41 de vantagem.
Entre os caminhões, nada parece pôr em risco a conquista de Marcos Cassol. O piloto, que corre ao lado de Rodrigo Mello e Davi Fonseca, faz da regularidade sua grande marca. Hoje, por exemplo, ficou em terceiro, atrás de Vanderlei Cassol e André Azevedo. Ainda assim, leva mais de 1h30 de vantagem para o segundo na classificação geral, que é Guido Salvini. Vanderlei Cassol é o terceiro, seguido por Felício Tadeu e Kenner Santos.
Segundo a segundo – Entre os carros, o prognóstico é absolutamente imprevisível. Primeiro porque o equilíbrio tem sido a marca, dia após dia. Depois, porque a diferença do primeiro ao quinto colocado é de apenas 39 minutos. Klever Kolberg retomou a ponta nesta segunda-feira, depois da segunda posição na etapa maratona (vencida por Cristian Baumgart).
Com isso, ele acumula o tempo total de 16h10min54, com somente 2min03 de frente para Guilherme Spinelli (quarto hoje). Na sequência estão: Riamburgo Ximenes (a 18min19), Marcos Baumgart (a 25min42) e Luiz Facco (a 38min53), na terceira, quarta e quinta colocações, respectivamente.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: agosto 16, 2010