Segunda fase de levantamento já começou (foto: Divulgação)
Na última quarta-feira, foi iniciada a segunda fase do planejamento do roteiro da edição 2010 do Rally dos Sertões. A prova começará no dia 10 de agosto em Goiânia (GO) e terminará no dia 21 em Fortaleza (CE).
“Em um primeiro momento, fizemos toda a checagem dos equipamentos da picape que utilizaremos na conferência do percurso. Estamos bem equipados, com guincho, dois estepes, cabos de aço, além dos materiais para navegação”, afirma Edu Sachs, diretor técnico do rali. “Estando sozinhos no trajeto do Sertões e não podemos nos dar ao luxo de precisar de algum tipo de assistência”, completa.
Sachs realizou há pouco mais de um mês o levantamento aéreo pelas prováveis regiões que deverão compor o percurso do rali. Ao lado de José Munhoz, afirmou: “O trajeto não costuma mudar muito em relação ao que apontamos via aérea. No ano passado, 95% do traçado que foi visualizado e desenhado do alto permaneceu o mesmo depois da conferência feita em solo”.
Com Munhoz ao volante, Edu Sachs fica encarregado de registrar as informações do trajeto que, depois, serão utilizadas na planilha que guiará os competidores no Rally Internacional dos Sertões. Segundo o diretor-técnico, a conferência realizada em solo é importante, pois detecta obstáculos que nem sempre são visíveis do céu.
“Em algumas propriedades rurais, por exemplo, a gente não consegue enxergar do alto as cercas de arame, ou a profundidade de um determinado rio, ou até mesmo o grau de resistência de uma ponte. Então, ao fazer o trajeto de carro podemos conferir tudo isso mais de perto e com cuidado”, completa Sanches.
A fase deverá durar entre 15 e 20 dias, quando Sachs e Munhoz retornarão à Fortaleza (CE), destino final do rali. “Depois disso, temos que voltar com o trajeto desenhado para apresentarmos no briefing aos pilotos e equipes. Mas antes do trajeto definitivo teremos mais uma conferência terrestre, que apontará todos os detalhes da planilha”, conclui Sachs.
Este texto foi escrito por: Webventure