A seis dias do prólogo, capital goiana conta com avançada montagem de estrutura e chegada de pilotos estrangeiros.
Os motores ainda não foram ligados, mas a 15ª edição do Rally Internacional dos Sertões já movimenta Goiânia, de onde a competição parte na próxima quarta-feira (8).
Quem passa em frente ao Shopping Flamboyant, no Jardim Goiás, já vê uma adiantada montagem da estrutura que pilotos, equipes, público e imprensa terão nas vistorias técnicas e no prólogo. A secretaria de prova e as salas de briefing e imprensa já estão prontas. Amanhã será a vez das áreas VIPs e do palco para o show do grupo Jota Quest. Goiânia já está com a cara do Rally dos Sertões, diz Rodrigo Palladino, coordenador de cenografia da Dunas Race, empresa que organiza e promove a competição. Tudo deve estar pronto já na manhã de sábado. Nossa carga horária é de umas 12 horas por dia. Começamos às 7h e só terminamos depois das 19h. Tem sido bem puxado.
O agito não se restringe à área onde será dada a largada para os 4.776 quilômetros da competição que cruzará seis Estados. Os hotéis da capital goiana já começaram a receber os estrangeiros que brigaram pelo título da 15ª edição do rali. Único representante da Noruega no Rally dos Sertões, Pal Anders Ullevalsetter é um dos que já chegaram a Goiânia. É a primeira vez que venho ao Brasil. Já deu para perceber que o povo é bonito e bem animado, comentou.
Pa l Anders correrá de moto, com uma KTM. Gostei de Goiânia. Parece ser uma cidade pequena, mas confortável. É um bom lugar para se começar uma competição tão dura como o Rally dos Sertões.
Aos 38 anos, Pal Anders está nos ralis há 20. Com participações nas maiores competições do mundo, como o Rally Dakar e o Rali dos Faraós, o norueguês fez elogios ao Rally dos Sertões. Pelo que ouvi, as condições de prova são muito boas. Como é minha primeira vez aqui, quero ser cuidadoso para não sofrer surpresas ruins. É impossível prever resultados. Vou enfrentar pilotos muito bons, diz. E o calor, raro na Noruega, pode atrapalhar? Não acho. Já enfrentei condições bastante duras na minha carreira. Estou acostumado.
Os primeiros estrangeiros que chegaram ao Brasil para o Rally dos Sertões foram os portugueses Pedro Bianchi Prata e Luís Ferreira, também pilotos de moto. Eles fizeram uma aclimatação em Mogi das Cruzes (a 58 quilômetros de São Paulo) com o piloto Dimas Mattos.
Show no começo e no fim Se a 15ª edição do Rally dos Sertões começará com um show do Jota Quest, às 21h da próxima quarta-feira (8), a chegada da competição em Salvador no dia 17 (sexta-feira) será ao som do grupo Olodum, às 18h, no Farol da Barra. Considerada pelos baianos como um patrimônio imaterial de Salvador, a música do Olodum ganhou a Europa nos últimos anos, com shows na Itália, Suíça, Suécia, Holanda, Alemanha e Bélgica, entre outros países.
Programação do Rally dos Sertões 2007:
5/8 – Abertura da Secretaria de Prova (14h às 18h)
6/8 – Secretaria de Prova / Vistorias técnicas
7/8 – Secretaria de Prova / Vistorias técnicas
8/8 – Prólogo, largada promocional e show do Jota Quest
9/8 – Largada de Goiânia (GO) / Minaçu (GO)
10/8 – Minaçu (GO) / Palmas (TO)
11/8 – Palmas (TO) / Alto Parnaíba (MA) * Etapa Maratona
12/8 – Alto Parnaíba (MA) / São Raimundo Nonato (PI)
13/8 – São Raimundo Nonato (PI) / Barra (BA) * Etapa Maratona
14/8 – Barra (BA) / Lençóis (BA)
15/8 – Lençóis (BA) / Senhor do Bonfim (BA)
16/8 – Senhor do Bonfim (BA) / Aracaju (SE)
17/8 – Aracaju (SE) / chegada em Salvador (BA)
18/08 – Festa de premiação
O Rally Internacional dos Sertões é organizado e promovido pela Dunas Race e tem patrocínio da Goodyear, Secretaria de Esportes do Governo da Bahia, Banco HSBC e Petrobras. O co-patrocínio é de SAMA/Eternit e Tam Express, com apoio do Governo de Goiás/Ministério do Turismo, Governo de Tocantins, Yamaha, Shopping Flamboyant, Sparco/Lico, Oitis Hotel, Helime d, Webventure, Revista 4×4 & Cia., Rádio Eldorado e Rádio Interativa.
Este texto foi escrito por: Vipcomm