Foto: Pixabay

Rally dos Sertões não será etapa do Mundial de Carros em 2009

Redação Webventure/ Offroad

Sertões não será etapa do Mundial para Carros e Caminhões (foto: Caetano Barreira/ www.webventure.com.br)
Sertões não será etapa do Mundial para Carros e Caminhões (foto: Caetano Barreira/ www.webventure.com.br)

Direto de Natal (RN) – Em 2008, pela primeira vez na história, o país recebeu uma etapa do Campeonato Mundial de Rali Cross-country para Carros e Caminhões. Porém, isso não acontecerá mais, pelo menos nos próximos anos. “A Dunas não fará parte da Taça do Mundo no ano que vem”, confirma Marcos Moraes, presidente da empresa que organiza o Rally dos Sertões.

“Tivemos algumas conversas, mas eu e a Dunas optaremos por não fazer parte do Campeonato Mundial, e sim, fazer parte do Campeonato FIA de Rali. Com isso, seremos uma prova internacional e abriremos as portas para ter pilotos internacionais andando aqui”, explica.

Segundo Moraes, os regulamentos impostos pelo órgão máximo do automobilismo mundial não refletem a realidade brasileira. “Achamos que não vale a pena, pois nosso principal mercado é o brasileiro. E temos que ter alguns procedimentos nossos baseados em cima disso. O Dakar, que é o maior rali do mundo, não faz parte da Taça do Mundo de Rali. Entendo hoje o porquê eles não querem, pois é muito mais importante garantir um regulamento seu, que atenda às suas necessidades, do que atender um regulamento genérico que não servem para nossa condição do país. É por isso que a partir do ano que vem não faremos parte da Copa do Mundo de carros”, garante.

Nas motos, a tendência é continuar fazendo parte do Mundial, já que “temos uma condição tranqüila de trabalho junto a eles, então devemos continuar”, disse Marcos.

Sobre a prova – O Rally dos Sertões deste ano, que terminou na última sexta-feira (27) em Natal (RN), teve a vitória de Zé Hélio, nas motos, Giniel De Villiers/ Dirk Von Zitzewitz, nos carros, e Edu Piano/ Sólon Mendes, nos caminhões.

“O traçado foi bom, com 80% de percursos inéditos. Algumas cidades que já havíamos passado em anos passados mas, mesmo assim, um roteiro novo e isso trouxe um nível técnico diferenciado dentro da prova. É muito mais dinâmico essa configuração. O rali é isso, tudo correu bem, o evento atendeu a demanda dos pilotos, organização e imprensa. Espero que no ano que vem possamos repetir a mesma dose”, comenta Marcos Moraes.

Este texto foi escrito por: Thiago Padovanni/ Webventure

Last modified: junho 29, 2008

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure