Carros de rali tradicional poderão participar da edição 2000 do Rally Internacional dos Sertões. A notícia foi divulgada ontem pela Dunas Race, empresa organizadora da competição. A mudança no regulamento da prova deve trazer um gás novo a disputa deste ano com a participação de carros e competidores do Campeonato Brasileiro de Rali e do Campeonato Sul-Americano de Rali.
Nas duas últimas edições o regulamento do Rally Internacional dos Sertões limitava a participação a carros da categoria Todo Terreno. Com a mudança carros de série, com adaptações para rali e tração 4×4 poderão participar da prova. Com certeza quem entrar com um carro de rali bem preparado tem chance de disputar a ponta dos Sertões, avaliou o piloto Ulisses Bertholdo, campeão brasileiro de rali no ano passado com um Mitsubish Lancer Evolution. Bertholdo também foi pego de surpresa pela notícia divulgada ontem em São Paulo. Até o momento o que eu posso dizer é que os meus planos são para correr os Sertões com uma L-200, confessou o piloto.
Ainda segundo a avaliação de Bertholdo poucos carros que competem o Campeonato Brasileiro de Rali já estão preparados para as regras dos Sertões. Poucos pilotos já tem carros com tração 4×4, comentou Bertholdo. O rali dos Sertões é uma prova longa. Não são apenas as Especiais, mas também os deslocamentos. É difícil participar com o mesmo carro usado no Brasileiro, explicou.
Mais do que a participação dos pilotos dos camponatos tradicionais de rali, a abertura dos Sertões para carros de série deve atrair a presença de montadoras como a Subaru. A fábrica japonesa já participou do Sertões 1997 com um carro de série e demonstrou interesse em montar uma equipe para o rali deste ano.
Este texto foi escrito por: Gustavo Mansur