Foto: Pixabay

Rally dos Sertões será mais curto do que em 2009

Redação Webventure/ Sertoes

Rally dos Sertões terá menos de 5000 km em 2010 (foto: Murilo Mattos/ www.webventure.com.br)
Rally dos Sertões terá menos de 5000 km em 2010 (foto: Murilo Mattos/ www.webventure.com.br)

A primeira parte do levantamento já foi feita pelos ares e, com isso, adiantou-se muito o trabalho. Agora é a vez de colocar o carro na estrada e começar a desenhar as planilhas do maior rali do país que, este ano, irá de Goiânia (GO) até Fortaleza (CE) em 10 dias. Mas uma certeza a organização já tem: a prova terá menos de 5.000 quilômetros e será mais curta do que em 2009.

“Não será tão longa como ano passado, mas chegaremos a 4.500 quilômetros com certeza. Serão especiais com cerca de 300 quilômetros por dia, e teremos algumas com 500 km, principalmente após maratona, para judiar um pouquinho (risos)”, disse Du Sachs, diretor de prova e responsável pelo levantamento.

Em entrevista ao Webventure, Sachs se mostrou animado com a prova deste ano e comemora os novos caminhos e trilhas que a prova irá passar. “Quase 90% do percurso é inédito, graças a esse levantamento aéreo que fazemos previamente. Mesmo com algumas cidades se repetindo, vamos adotar outros caminhos. Por exemplo, ano passado fizemos Palmas (TO) à Luis Eduardo Magalhães (BA) e esse ano será ao contrário, de Luis Eduardo para Palmas. Muitos acham que estaremos invertendo a especial, mas não usaremos nenhum quilômetro do trecho do ano passado”, garante Du. “Somente no quinto dia, passaremos por alguns trechos de especial que usamos há cerca de oito anos atrás. E, mais pra frente, alguma coisa na região de Balsas (BA). Então tudo é novo praticamente”, afirma.

As cidades que receberão a caravana do Rally dos Sertões ainda não estão definidas, mas já se sabe que a prova passará por três novos estados: Minas Gerais, Piauí e Maranhão.

Trajeto – Du Sachs parte no fim do mês de março para o levantamento terrestre da prova, onde serão definidas todas as especiais. E aí que começa o trabalho de confecção de planilhas. Serão mais de 20 dias na estrada.

Após isso, cerca de um mês antes do início do rali, marcado para 10 de agosto, Marcos Moraes, presidente da Dunas Race, organizadora da prova, e Du Sachs, voltam para a estrada para a conferência final, onde podem aparecer pequenas correções ou desvios de rota causados por acidentes geográficos. A partir daí as planilhas são finalizadas e todos os detalhes que envolvem o maior rali do país são concluídos.

Este texto foi escrito por: Thiago Padovanni

Last modified: abril 8, 2010

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure