Iniciantes serão uma das atrações do Sertões (foto: Marcelo Maragni/ www.webventure.com.br)
Além de muita dificuldade, a edição 2010 do Rally dos Sertões terá outra novidade: a presença de novatos. Alguns pilotos nordestinos já confirmaram suas presenças e se preparam para a prova que acontece entre os dias 10 e 21 de agosto, com a largada em Goiânia (GO) e a chegada em Fortaleza (CE).
O número de competidores inscritos para a 18° edição é grande, mesmo com o aumento da porcentagem de zonas cronometradas. Para comemorar a maioridade da competição, os organizadores prepararam o roteiro de uma forma bastante diferenciada. Ao todo, 95% do trajeto será inédito. Além disso, algumas outras alterações prometem tornar o ‘Sertões’ extremamente competitivo.
O pernambucano Bartolomeu Carvalho e o potiguar Wellington Rezende, estão se preparando para a prova. Além de treinos físicos, a dupla vem procurando ajustar ao máximo a sintonia desde o ano passado, quando participaram do RN 1500. “Acho que estamos muito bem. Quase não entramos mais em atrito. E olhe que isso é muito comum entre piloto e navegador”, afirma Bartolomeu. Aos 51 anos, ele se prepara fisicamente com o auxílio de um personal trainer. “Não sou mais um garoto, por isso venho focando tanto na parte física. Esse será um grande desafio, mas vamos fazer o possível para trazer o melhor resultado”, completa.
Também estreante nordestino no Rally dos Sertões, é o sergipano Alberto Castro, que vai pilotar representando a Bahia ao lado do filho e navegador Vinícius Castro. Os dois tiveram uma boa temporada no Mitsubishi Cup e no Cerapió. “As provas são bem diferentes. No Sertões é preciso manter o equilíbrio por muito tempo. Nosso objetivo é poupar o veículo e chegar todos os dias, finalizando as provas. Sempre corri ao lado do meu filho. Não há entrosamento melhor, afirma Alberto.
Nos quadriciclos, o potiguar Márcio Oliveira, os cearenses Tom Rosa, Francinei Costa e o paraibano Heronaldo Segundo já estão confirmados. “Pelo que vimos nas fotos do briefing teremos muito terreno difícil e com baixa media de velocidade. Com certeza a prova será decidida nas duas etapas da maratona, quem sair fora estes dias tem tudo para chegar com um bom resultado em Fortaleza”, disse Heronaldo.
O companheiro de categoria Tom Rosa fará sua estréia nos Sertões e promete dar trabalho ao colega. “Pelo que ouvi falar, a competitividade vai melhorar este ano, com médias mais baixas… Espero que isso acabe com as grandes diferenças de tempo entre uma colocação e outra, assim como acontece no RN 1500”, explica Rosa.
Nas motos, o cenário não é diferente. Tiago Fantozzi, piloto paulista que corre pelo Rio Grande do Norte, e Adhemar Filho, do Ceará também já confirmaram presença. Tiago foi o mais jovem piloto a vencer o rally em 2001, e este ano leva novamente bandeira da ALE com a equipe Fantozzi Racing. “Estou muito ansioso. O Sertões é a grande festa do rally nacional, afirmou.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: julho 8, 2010