Uma das novidades da edição 2008 é o Sertões Experience (foto: Caetano Barreira)
Entre os próximos dias 17 e 28 de junho acontecerá a 16ª edição do Rally Internacional dos Sertões, o qual largará em Goiânia (GO) e chegará em Natal (RN). A prova já conta com 168 inscritos: 93 motos, 57 carros, nove caminhões e nove quadriciclos. Um dos destaques da disputa é o número de estrangeiros que passarão pelas trilhas brasileiras. Serão 38 competidores vindos de 14 países: Chile, Portugal, Polôn ia, Bélgica, Argentina, Catar, Suécia, Estados Unidos, África do Sul, Alemanha, Espanha, França, Uruguai e Austrália.
Esse número de participantes vindos de outros países acontece graças ao prestígio internacional que a prova conquistou nas suas outras edições e por, desde 2005, ela ser uma das etapas do Campeonato Mundial de Rally Cross-country para motos e quadriciclos, e por, neste ano, estreiar como etapa desse mesmo campeonato para carros e caminhões.
Se a presença de estrangeiros é grande, a de brasileiros não poderia deixar de ser representativa também. Serão pilotos e navegadores vindos de 17 estados nacionais, sendo 77 deles só de São Paulo. Todos os concorrentes passarão por um total de 4.732 quilômetros, com 2.567 quilômetros de especiais, isto é, cerca de 54% da disputa.
Os nomes do rali – Em todas as categorias do Rally Internacional dos Sertões 2008, a disputa promete ser acirrada, pois grandes nomes do off-road nacional e internacional estarão nelas. Nos caminhões, Edu Piano, atual campeão da competição, tentará defender o título. Para isso, terá de superar Guido Salvini e André Azevedo, nomes de destaque no cenário do rali.
Entre os carros, Maurício Neves/ Clécio Maestrelli terão uma parada dura pela frente se quiserem manter o título conquistado em 2007. Confirmados para a edição deste ano estão as duplas Reinaldo Varela/ Marcos Macedo, Riamburgo Ximenes/ Stranger Eler, Carlo de Gavardo/ Sidinei Broering e Giniel de Villiers/ Dirk von Zitzewitz (dupla oficial de fábrica da Volkswagen, vice-campeã mundial da modalidade em 2007).
Nas motos o confronto também tem tudo para ser eletrizante. O atual campeão do Sertões, José Hélio irá em busca do seu quarto título na disputa, mas para isso terá de ser mais rápido do que os fortes Cyril Depres (campeão do Sertões em 2006, campeão mundial em 2004, bicampeão do Dakar e piloto oficial da KTM), o espanhol Marc Coma (tricampeão mundial e vencedor do Dakar em 2006), e David Casteu (campeão do Dakar em 2007). Nos quadriciclos, o grande nome para esse Sertões é Robert Naji Nahas.
A partir da edição deste ano, os pilotos e navegadores que estiverem realizando a sua primeira participação no Rally Internacional dos Sertões terão uma prova especial, o Sertões Experience. Em 2008, serão 12 os concorrentes dessa disputa, sendo nove motos e três carros. A competição será como uma porta de entrada para o Sertões, uma vez que passará pelas mesmas trilhas das três primeiras etapas do evento.
A competição será composta por 10 etapas realizadas em dias consecutivos. Veja abaixo as datas e os trajetos pelos quais passarão os participantes:
Este texto foi escrito por: Webventure