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Rally Paris-Dakar entra hoje (Segunda) na África

Château de Lastours (França) – Próximo destino: África. Os pilotos de carros, motos, caminhões e quadriciclos que estão disputando a 24a edição do Rally Paris-Dakar chegam hoje (segunda, 31) ao Marrocos. Depois de um longo deslocamento partindo de Madri, na Espanha, onde acontecerá a terceira etapa cronometrada da prova, com seis quilômetros, na manhã desta segunda-feira, os competidores irão para a cidade de Rabat, capital marroquina.

“Vamos percorrer 935 quilômetros e ainda teremos que embarcar os veículos em ferry boats no porto de Algeciras, extremo sul da Espanha, para atravessarmos o Estreito de Gibraltar. Está tudo programado para passarmos o réveillon no Marrocos”, comenta o brasileiro Klever Kolberg, da Equipe BR Lubrax, piloto de um Mitsubishi Pajero Full inscrito na categoria Super Production a diesel ao lado do navegador francês Pascal Larroque.

A partir de agora o Paris-Dakar entra na parte mais difícil e perigosa da competição. Os pilotos terão de enfrentar o temido deserto do Saara, na África. Se por enquanto o trajeto foi marcado por muito barro, chuva e frio, os aventureiros encontrarão areia, pedras e dunas pela frente. Ainda nos primeiros dias no Marrocos, a baixa temperatura deve continuar tirando o humor dos pilotos, principalmente durante a noite. “Eu odeio frio”, repete Luiz Mingione, estreante no Rally Paris-Dakar com uma Honda Tornado Rally 250 cilindradas e vencedor da etapa deste domingo.

Mingione, por exemplo, não vê a hora de chegar a lugares onde o clima é mais ameno. Nos últimos três dias, desde a largada da prova na cidade de Arras, ao norte da França, os pilotos de motos são os que mais sofrem. Para cruzar a Europa praticamente de norte a sul, eles precisaram usar roupas e capacetes especiais. “Alguns chegam a utilizar roupas com aquecimento elétrico”, comenta o brasileiro Juca Bala, atual campeão do Dakar na categoria Super Production até 400 cilindradas com uma Honda Falcon Rally.

Acidente
A noite de sábado do Rally Paris-Dakar foi marcada por um grave acidente. No deslocamento entre Châteauroux e Narbonne, próximo à cidade de Montauban, na França, um carro de assistência da equipe do bicampeão do Rally Paris-Dakar, o francês Jean-Louis Schlesser, bateu de frente com outro veículo, provocando a morte deste motorista. Os mecânicos de Schlesser tiveram apenas ferimentos leves.

Em um pequeno boletim de seis linhas divulgado aos jornalistas que acompanham o Paris-Dakar, a direção da prova não informa detalhes. Diz apenas que o motorista local estava “dirigindo na mão esquerda e, por alguma razão desconhecida”, bateu de frente com o carro da equipe de Schlesser.

A COMPETIÇÃO NESTA SEGUNDA

ETAPA 4: MADRI (ESPANHA) – RABAT (MARROCOS)

Segunda-feira, 31/12/2001 Deslo.: 5 km + Especial: 6 km + Deslo.: 950 km – Total: 961 km

A especial acontecerá nas proximidades da capital espanhola. Depois haverá um longo trecho de deslocamento até o extremo sul da Espanha, no porto de Algeciras. De lá, os competidores embarcarão carros, motos, caminhões e quadriciclos em ferry boats para o Marrocos. A festa de reveillon está programada para ser em Rabat, capital daquele país.

O PARIS-DAKAR 2002
a.. Desde a largada, no dia 28, já foram percorridos 1.993 quilômetros
b.. Restam 8443 quilômetros até o final da prova, dia 13 de janeiro
c.. A prova terá, no total, 9.436 km

. 3.979 km de trechos cronometrados na África
. 2.507 km de deslocamento na África
. Um dia de descanso
. Duas etapas em forma de laço
. Duas etapas “Marathon”
. Duas etapas sem GPS,
. Um acampamento sem as peças e malas das motos
. Etapa mais longa na África: Ouarzazate – Tan Tan – Zouerat (1.541 km no total)
. Etapa mais curta na África: Dakar – Dakar (69 km)
. Especial mais longa na África: Tidjikja – Tichit (520 km),
. Especial mais curta na África: Dakar – Dakar (31 km)
. 434 competidores (170 motos, 118 carros, 35 caminhões, 55 carros de assistência e 56 caminhões de apoio mecânico).

. O Paris-Dakar 2002 terá 14 etapas no total.

A Equipe BR Lubrax tem patrocínio da Petrobras, BR Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e Eletronet, e apoio das Concessionárias Honda, VAZ Sprockets Chains, Carwin Acessórios, Controlsat Monitoramento de Frotas Via Satélite (Grupo Schahin), Iveco, Minoica Global Logistics, Mitsubishi Brabus, Planac Informática, Nera Telecomunicações, Telenor, Dakar Promoções, Kaerre, Capacetes Bieffe, Lico Motorsports, Vista Criações Gráficas e Webventure.

Este texto foi escrito por: Ricardo Ribeiro / Ana Carolina Vieira