Webventure

Rally RN 1500 de 2010 será o mais difícil da história


Segundo Deco Muniz Jean Azevedo é um dos favoritos (foto: Ricardo Leizer/ www.webventure.com.br)

O Rally RN 1500 chega a mais uma edição em 2010 prometendo muitas emoções. Válido pelo Campeonato Brasileiro de Rali Cross-country para motos, quadriciclos e carros, a competição que começará no dia 31 de março, em Natal (RN), contará com cerca de 110 veículos.

Segundo o organizador do evento, Kleber Tinoco, a disputa deste ano promete superar todas as anteriores. “Eu acho que esta será a prova mais difícil de todas que nós já fizemos, porque o roteiro escolhido é muito bonito, mas também muito complicado. A diversidade de terrenos é muito grande, mas que, ao contrario dos outros anos, está concentrada no sertão ao invés do litoral. Então, o percurso fica com muita pedra, o que faz com que os pilotos tenham muito mais trabalho para poupar os equipamentos e para que não comprometam a prova logo no início”, disse.

O diretor de prova, Deco Muniz, um dos responsáveis pelo levantamento do percurso, afirma que o grande destaque dos trajetos será a variedade, que tornará o desafio dos pilotos e navegadores ainda maior.

“Apesar do tamanho da especial diária não ser tão longa, com aproximadamente 110 quilômetros, ela está muito diversificada. Os competidores andarão em dunas, estradinhas de areia, estradões rápidos, trechos com pedras, trechos com piso duro, ou seja, a prova contará com quatro dias totalmente diferentes e complexos. Então, a disputa será muito interessante, não privilegiando nenhum tipo de carro, piloto ou navegador”, explicou o diretor.

Favoritos – Deco e Klebinho estão há tempos juntos preparando mais uma grande prova. Apesar da sintonia, os dois têm opiniões contrárias em um dos assuntos: os favoritos.

Para Muniz, alguns nomes são certos nas primeiras colocações da competição. “Eu acho que, nos carros, o Jean Azevedo vem demonstrando, nos últimos dois anos, que é um fortíssimo candidato. Nós temos também os Sherpas, com o Marcos Moraes / Edu Sachs e com o Richard Vaders/José Spacassassi, que vêm muito bem e são os únicos carros que conseguem andar junto com o Jean. Já nas motos, o Zé Hélio sempre vem forte, além do Denísio Nascimento e do Thiago Fantozzi”, afirmou.

Tinoco, por sua vez, é um pouco mais receoso ao comentar sobre os destaques. “Nós temos alguns nomes que são mais famosos no rali, que sempre aparecem como muitas chances, mas, para mim, todos são favoritos, porque há muitos pilotos bons andando. O vencedor será aquele que souber poupar muito bem o equipamento e que tiver um controle absoluto de sua navegação e automóvel”, finalizou.

Este texto foi escrito por: Caio Martins