Henderson de quadriciclo andou na frente das motos (foto: Idário Araújo/VipComm)
Torres (RS) – O primeiro dia do Rally Rota Sul, prova de abertura do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, começou muito quente. Além do sol que fazia em Torres, litoral do Rio Grande do Sul, as disputas no prólogo (prova em circuito fechado para determinar a ordem de largada) foram acirradas. As equipes terminaram os últimos preparativos na manhã de quinta-feira e colocaram suas máquinas na pista às 12h. Depois da benção do padre Severino, o parque de eventos Odilo Webber Rodrigues começou a tremer assim que as motos e os quadriciclos entraram na pista.
A expectativa maior era em torno de Jean Azevedo (campeão do Rally Rota Sul – 2003) e Juca Bala (vice-campeão do Rota Sul e campeão do Rally dos Amigos – 2003), mas a maior surpresa foi o uruguaio Luis Maria Henderson, que com um quadriciclo completou o circuito com o tempo de 3min17s02. Logo atrás ficou Jean Azevedo, apenas 1s37 de diferença do piloto uruguaio.
Foi um prólogo interessante e promete muita coisa boa amanhã. A estratégia que vou usar será definida apenas durante a prova”, contou Jean Azevedo, satisfeito com o segundo melhor tempo no prólogo. Outro que fez bonito foi o gaúcho Júlio Balzan. Correndo em casa o piloto percorreu o circuito em 3min20s4.
Juca Bala não foi muito bem e fez apenas o nono tempo, mas já traçou seus planos para quando entrar nas trilhas. Dei uma escorregadinha e por isso marquei esse tempo, mas isto não deve atrapalhar meu desempenho amanhã. Quero terminar o primeiro dia numa boa colocação e poupar a moto. Vou deixar para definir tudo no segundo dia.
O repórter da TV Globo e candidato a piloto de moto Clayton Conservani fez apenas o 53º tempo. Não estou acostumado com este tipo de prova e por isso estou um pouco nervoso. Não tive tempo de me preparar, pois peguei a moto na véspera da competição”. Conservani irá contar a experiência em reportagens do programa Esporte Espetacular.
Depois das motos saírem do circuito, os carros fizeram a poeira subir de vez. A dupla Guilherme Spinelli e Marcelo Vivolo confirmou a boa fase que se arrasta desde o ano passado, quando conquistou todas as competições importantes e só perdeu o Rally Rota Sul. “Foi um prólogo muito travado e amanhã queremos ficar entre os cinco primeiros. O rali só começa para valer mesmo amanhã. Vamos caprichar mais e ter mais cautela”, avisou Guilherme Spinelli.
Mas a diferença do primeiro para o segundo colocado foi apenas de 44 centésimos e a dupla Fellipe Bibas e Clecio Mestrelli ficou empolgada com a colocação e com o tempo de 3min37s56.
A dupla campeã do Rally Rota Sul do ano passado, Klever Kolberg e Lourival Roldan, sofreu com alguns problemas no carro e não conseguiu marcar um bom tempo, ficando apenas com o sétimo melhor tempo. Em uma pista como essa, com muito buraco, quem larga na frente tem vantagem. Hoje tivemos problemas de freio, mas quero fazer o melhor possível amanhã, prometeu Klever Kolberg.
Já Edu Piano que estreava no Rally Rota Sul ao lado de Marcos Rogério Almeida (vice-campeão do Rota Sul de 2003) surpreendeu a todos com o tempo 3min38s05, ficando com a terceira posição.
Para encerrar o prólogo, os caminhões entraram no circuito e a dupla Ricardo Domingues e Nilo de Paula superou os favoritos André Azevedo e Robson Oliveira e ficou na primeira posição. O atual campeão Carlos Salvini terminou a prova com o terceiro mehor.
Nesta sexta-feira os pilotos partem em direção a Praia do Cassino, em Torres. O roteiro terá muita areia. O Rally Rota Sul acabará no sábado em Bagé, depois de 934 quilômetros.
Nota de falecimento – Antes do início da prova os pilotos prestaram uma homenagem ao mecânico Ronaldo, uma das figuras mais conhecidas dos ralis produzidos pela Dunas Race, que morreu ontem em um acidente na rodovia Régis Bittencourt quando viajava para Torres.
Como será a sexta-feira
Torres-Rio Grande
Especial 1: 109 km
Especial 2: 81 km
Total do dia 460 km
O Rally Rota Sul é organizado e promovido pela Dunas Race e tem patrocínio da Ipiranga e co-patrocínio da Volkswagen Caminhões, Secretaria Estadual de Turismo, Esporte e Lazer – Governo do Rio Grande do Sul, prefeitura de Rio Grande (RS) e Goodyear. A supervisão é da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM).
VipComm Assessoria de Imprensa
Ricardo Ribeiro/ Claudia David/ Wagner Eufrosino
Telefones na sala de imprensa em Torres: (51) 664-5040/5047/5048
Celulares assessoria: (11) 9917-0056/ 9605-9119/ 8131-2132
Email: vipcomm@vipcomm.com.br
Site: www.vipcomm.com.br
Este texto foi escrito por: VipComm Assessoria de Imprensa
Last modified: abril 8, 2004