Terminou na tarde de hoje (10/04) o Rally Rota Sul, evento que abriu o calendário 2004 do Campeonato Brasileiro de Rally Cross-country. Disputado no Rio Grande do Sul, o rali teve como vencedores Guilherme Spinelli e Marcelo Vívolo nos carros, Fabrício Marchesi nas motos e Ricardo Domingues e Nilo de Paula nos caminhões.
Spinelli e Vívolo, da Mitsubishi Racing, ratificaram o favoritismo e venceram praticamente de ponta-a-ponta o Rota Sul, com o tempo total de 4h43min11. Depois de fazerem a melhor marca no prólogo, eles terminaram o primeiro e o segundo dia de prova na liderança e conquistaram o único título que lhes faltou no ano passado.
Fiquei um pouco apreensivo por causa do GPS. Afinal só tinha usado o equipamento para valer no Rota Sul e no Sertões no ano passado, mas conseguimos fazer uma grande prova e vencemos e primeira etapa do Campeonato Brasileiro”, comemorou o navegador Marcelo Vívolo, de apenas 20 anos.
Na segunda colocação entre os carros chegaram Klever Kolberg e Lourival Roldan, da Petrobras Lubrax, com 4min06 de desvantagem para os campeões. Klever e Lourival haviam vencido a competição disputada no Rio Grande do Sul em 2003. O pódio foi completado por Rodrigo Luppi e Andrey Valério, da Grello Rally Mitsubishi.
Nas motos – Piloto da Hi-Performance Honda, Fabrício Marchesi completou os dois dias de prova do Rota Sul em 4h30min05, com mais de 14 minutos de vantagem para o vice-campeão, Dimas Mattos, da ASW Rally Team.
Ramon Volkart, da ASW/Fox, conquistou a terceira colocação a 15min32 de Marchesi. Jean Azevedo e José Hélio, dois dos favoritos à vitória, tiveram problemas com suas motos e amargaram a 37ª e a 47ª posições, respectivamente.
Comi muita poeira hoje, mas foi uma especial muito boa. Como forfetei na primeira especial de ontem, a prova de hoje serviu mais como treinamento, pois já estou fora da competição, lamentou-se Jean Azevedo.
Entre os caminhões – Depois de 7h58min57 de trechos cronometrados, o piloto Ricardo Domingues e o navegador Nilo de Paula, da equipe Território 4×4, foram os primeiros a completar a prova para caminhões do Rota Sul.
Eles superaram em 7min39 a dupla formada por Luciano Braga e Carlos Eduardo, que acabaram com o segundo lugar. “Já consegui minha primeira vitória nos caminhões e este ano, se Deus quiser, vou conquistar o Campeonato Brasileiro”, afirmou Nilo de Paula.
A vitória de Domingues e Nilo foi incontestável, segundo os próprios adversários. O Rota Sul foi muito bom, técnico e pesado. E o título está em boas mãos, pois eles estavam merecendo vencer”, disse o piloto Carlos Salvini, que correu junto de Guido Salvini e terminou em terceiro.
Este texto foi escrito por: Redação Webventure
Last modified: abril 10, 2004