Webventure

Rally Rota Sul tem recorde de inscritos


Klever Kolberg e Lourival Roldan voltarão em 2004 na briga pelo bicampeonato. (foto: Divulgação.)

A segunda edição do Rally Rota Sul, que será disputada entre os dias 8 a 10 de abril no Rio Grande do Sul, bateu o recorde de inscritos e terá 128 veículos participantes em todas as categorias. Serão 57 motos e quadriciclos, 40 carros, oito caminhões, 18 na Regularidade (10 graduados e oito na turismo) e cinco carros na Expedition.

Em 2003 foram 127. O Rota Sul, considerado o segundo rali mais importante no cenário nacional, atrás apenas do Rally dos Sertões, vai abrir o Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country e a Taça Brasil de Rally.

Motos, carros, caminhões e quadriciclos percorrerão 934 quilômetros de estradas e trilhas com areia, lama, pedras e outros tipos de terrenos pelo interior gaúcho. Nos dias 7 e 8 os veículos passarão por inspeções técnicas e farão o prólogo (tomada de tempo) no dia 8 em Torres. No dia 9 os competidores partirão da cidade para a Praia do Cassino, em Rio Grande, e chegarão a Bagé no dia 10 de abril. Os principais pilotos do país estarão acelerando forte em busca de pontos no campeonato.

Favoritos – Um dos participantes do Rota Sul na categoria carros será a dupla Guilherme Spinelli e Marcelo Vívolo, que reinou absoluta nas competições off road. Venceu o Rally dos Sertões, foi campeã brasileira de Cross Country, campeã da Taça Brasil de Rally, da Copa Baja e campeã do Rally dos Amigos, última etapa do calendário nacional.
Uma das poucas competições em que Spinelli e Vívolo não foram bem em 2003 foi justamente o Rota Sul, quando terminaram na 11ª posição. Desta vez eles querem lutar pelo título. “A prova é bastante difícil. No ano passado eu fiquei preso na areia logo no começo e isso me prejudicou muito. Agora vou entrar com mais cautela para ter chances de conquistar uma posição entre os líderes”, prometeu Spinelli.

Outro que estará na disputa pela conquista do Rally Rota Sul é o piloto Ingo Hoffmann, 13 vezes campeão da Stock Car, e que estreou em competições fora de estrada no Rota Sul do ano passado. Mais uma vez Ingo trocará o asfalto pela lama para se aventurar e sentir toda a adrenalina de disputar um rali. Spinelli e Ingo correm com Mitsubishi L200 Evolution.

A dupla Klever Kolberg e Lourival Roldan, que ficou em 11° lugar no Paris-Dakar deste ano, estará na briga pelo bicampeonato do Rota Sul com uma L 200 Evolution. “Vamos entrar na competição para conquistar o bi e agora teremos um carro mais novo com as evoluções e o gerenciamento eletrônico de um modelo mais moderno”, comparou Kolberg. No Rota Sul do ano passado ele correu com uma L 200 ano 2001. Já este ano irá pilotar uma L 200 Evolution 2003.

Também estão inscritos na prova Édio Füchter e Milton Pereira, os irmãos Renê e Marcus Melo e Edu Piano e Marcos Almeida, todos de Chevrolet S10. Ulysses Marinzeck, vice-campeão do Sertões em 2003, e o navegador Alessandro Fabrício correrão de Mitsubishi RS; também aparecem entre os inscritos Reinaldo Varela e Bruno Mega, Marlon Koerich e Josean Koerich. Além do cross country, a categoria onde o que vale é a velocidade, haverá ainda as categorias regularidade turismo e graduados e uma apenas para se aventurar (expedition).

Briga nas motos – A briga mais acirrada no Rally Rota Sul deverá acontecer entre as motos, já que os dois maiores pilotos do Brasil se enfrentarão pela segunda vez na competição. Jean Azevedo e Juca Bala, que também já participaram do Paris-Dakar, prometem disputar cada pedaço de trilha nas terras gaúchas. “Este ano estou com uma moto mais competitiva e acredito que terei mais chance de conseguir uma vitória”, avisou Juca Bala.

O piloto espera que os terrenos por onde passará o Rally Rota Sul não estejam tão “encharcados” como no ano passado. “Ultimamente não estou nem podendo ver água na minha frente. Se estiver mais seco ficará mais fácil para o piloto mostrar toda a sua técnica”, disse Juca, que no ano passado perdeu o Rally dos Sertões no último dia depois de ficar atolado em um rio. Em 2003, Jean Azevedo foi o campeão do Rally Rota Sul entre as motos e ficou à frente de Juca Bala por uma diferença de apenas 1 minuto e 28 segundos.

Entre os caminhões, a dupla Carlos Salvini e Fernando Chwaigert reinou absoluto no Rota Sul do ano passado e tentará repetir o feito neste ano. “Entraremos forte para conseguir a vitória e a primeira etapa é que vai decidir a prova. Quem andar bem logo no começo já abrirá uma diferença que será difícil de tirar. Para nós o percurso mais complicado serão as dunas”, explicou Carlos Salvini. A dupla campeã de 2003 nos caminhões sabe que não terá moleza em relação aos concorrentes. “O André Azevedo está se preparando e virá forte para a competição”, alertou Salvini.

André Azevedo e Robson de Oliveira não querem repetir a performance do ano passado e esperam dar muito trabalho aos atuais campeões. Em 2003, eles não fizeram uma boa prova e ficaram apenas com a quinta colocação.

Este texto foi escrito por: Webventure