Atendimento clínico (foto: Divulgação)
O último dia de ações durante o Rally dos Sertões aconteceu na terça-feira em Goiânia (GO), na Escola Municipal Jalles Machado de Siqueira. Ao todo, 12 mil pessoas foram beneficiadas diretamente com os trabalhos sociais e R$ 800 mil reais foram investidos na ação deste ano. 4323 atendimentos médicos gratuitos foram realizados em 9 cidades nas áreas de pediatria, oftalmologia, ginecologia, clínica geral (incluindo testes de glicemia e de pressão) e odontologia.
Luis Eduardo Salvatore, coordenador geral da equipe, disse que o projeto de oftalmologia teve muita repercussão e demanda da população. Segundo ele, há interesse em se expandir este projeto. Uma das metas, já para o próximo ano, é a viabilização de cirurgias de catarata em campo. Para 2006, a expectativa é que um dermatologista faça parte do trabalho, e que a área de nutrição infantil tenha um peso maior. Em Ginecologia, a probabilidade é que seja disponibilizado um ultra-som portátil para permitir diagnósticos mais completos.
Segundo Danielle Haydeé, coordenadora de atendimentos de saúde, os atendimentos em odontologia foram completos, já que o equipamento (Odonto Portátil) utilizado permitiu aos 2 dentistas atuarem como se estivessem em consultórios reais. As consultas ainda foram complementadas com palestras sobre higiene bucal e distribuição de kits odontológicos completos.
Na área educacional, houve distribuição de 8 mil kits escolares, doação de brinquedos, leitura, teatro de marionetes. Além disso, 9 bibliotecas comuns e 1 especial (em Brasília) foram montadas. Houve oficinas de fotografia digital, de contadores de história, de reciclagem com garrafas pet, de pintura e de desenho. Salvatore comentou que a capacitação de professores no projeto de leitura também vai continuar, já que teve uma resposta muito positiva dos docentes.
Ana Elisa Salvatore, co-responsável pela equipe social, comentou que a avaliação dos números deste ano foi muito positiva: Sempre estamos correndo contra o tempo e a logística é complicada. Mesmo assim, sabemos que prestamos um serviço de qualidade, preciso e objetivo.
Uma das vertentes dos trabalhos também foi a distribuição de cestas básicas, patrocinada pela Goodyear. Hoje, a equipe faz a entrega oficial de 39 toneladas de alimentos arrecadados pela OVG (Organização das Voluntárias de Goiás) e no show do Jota Quest, na largada do Rally, onde 2 quilos de alimento não-perecível valeram um ingresso.
Os coordenadores ainda continuam na região Centro-Oeste, já que agora fazem um trabalho de levantamento pesquisando regiões com baixos níveis de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) no norte de Goiás para iniciar um programa de desenvolvimento sustentável regional.
Toda a equipe de trabalho social foi premiada no encerramento do Rally pelo desenvolvimento da ação. O Instituto Brasil Solidário agradece a todos os patrocinadores e equipes que ajudaram na realização de mais um projeto Rally Solidário.
Realização:
Patrocinadores Rally dos Sertões:
Patrocinadores Webventure:
co-patrocínio: | apoio: | ||
Sobre o Rally Solidário, a ação social no Rally dos Sertões – Os programas de educação, inclusão, saúde e meio ambiente da ação social do Rally dos Sertões são desenvolvidos através das seguintes parcerias: Dunas Race, Banco Real, Goodyear, Palmeririnha Rally, Instituto Camargo Corrêa, Instituto Albert Einstein, Opto Eletrônica, Genéricos Teuto, Art Fix, Roche Diagnóstica, Olsen, Apramed, Casas Bahia, Motor Trailer, Instituto Avon, Condor, Colgate, Cristófoli Biosegurança, Gráfica e Editora Van Moorsel, Editora Abril, Qualitymark, Revista 4×4 e Cia., Revista Eco Spy, JKS e Mackenzie. A estimativa de investimentos é de R$ 800.000. Para saber mais acesse o site do Rally Solidário.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: agosto 12, 2005