Prova em Minas (foto: Divulgação)
Foi um sucesso a primeira etapa do Rally Universitário Fiat. A estréia da temporada contou com inscritos 230 carros, 80 a mais que o limite de 150. Com a participação de 367 competidores, entre pilotos, navegadores e zequinhas (caronas), foram arrecadados 1469 latas de leite em pó e 391 livros, doados ao Lar de Amparo e Promoção Humana. Mais uma vez, o grid cheio demonstrou o quanto esta querida cidade do Triângulo Mineiro gosta do evento, resumiu o diretor geral Eduardo Regal.
Na categoria Universitário, a vitória foi da equipe formada por Carlos Humberto Ferreira / Amador Jose Queiroz Filho / Franciele Alves. Na Turismo, Marcelo Carestiato / Gustavo Marques Moraes / Hugo Cardinot ficaram com a primeira colocação. Já na Tour Adventure, o alto do pódio foi ocupado pela dupla Maurício Koenigkam Santos / José Luiz Santoro Gomes.
Boa parte dos inscritos era composta por pessoas que participaram da prova no ano passado na cidade. Entre os que quiseram repetir a dose estavam Erli Schwartz Júnior e Josélia Martins Schwartz. Desta vez, no entanto, o casal teve companheiros e também adversários de peso: os pais de Erli. Com 66 anos de idade, Erli e Darli fizeram questão de acompanhar filho e nora na disputa.
Já participei de rallys de moto na Amazônia, e quando soube que meu filho iria competir aqui, não tive dúvida: me inscrevi também contou Erli, morador da cidade de Conceição da Barra, no Espírito Santo, quase divisa com a Bahia, que aproveitou a visita ao filho para experimentar seu primeiro rally universitário para carros.
A paixão pelo evento levou a Uberlândia competidores de diversos municípios. Além dos que ficam próximos ao Triângulo Mineiro havia gente de Brasília (DF), Taguatinga (DF), São José do Rio Preto (SP) e Belo Horizonte (MG). Entre os que moram na capital mineira estava Alexander Ferreira da Cosa, a bordo de seu Fiat 147, fabricado em 1979. Foi a terceira participação deste apaixonado pela competição. Ele contou que, através do Rally Universitário Fiat, conseguiu realizar um sonho antigo. Sempre quis participar de disputas de off-road, mas nunca tive dinheiro. Agora que descobri que posso competir com meu próprio carro, vou a todas as provas que puder, garantiu Alexander.
A condição de principal porta de entrada para o off-road pode ser verificada também com o trio Marcelo Caristiato/Gustavo Moraes/Hugo do Amaral. Eles participaram pela primeira vez em 2007, quando o evento esteve em Nova Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro. Agora, com vitória na categoria Turismo, a quarta em seis participações, eles passaram a ter novos sonhos.
Viajamos cerca de 1100 quilômetros só para competir em Uberlândia, porque desejamos, em 2010, iniciar em disputas para profissionais. Como muita gente que começou em rallys de regularidade, queremos galgar outros degraus, revelou o navegador Gustavo.
A prova de 150 quilômetros no entorno de Uberlândia, foi percorrida em 3h54min. A próxima prova, dia 17 de maio, será em Curitiba
Categoria Universitário
1) Carlos Humberto Ferreira / Amador Jose Queiroz Filho / Franciele Alves 37 pontos Uberlândia MG
2) Fabio de Almeida / Lucas Antonio Caixeta / Danilo de Almeida 43 pontos Uberlândia MG
3) Marcelo Diniz Ramos / Ronaldo Fernandes de Andrade / Rafael Duarte 52 pontos Uberlândia MG
4) João Marcos de Andrade / Felipe Henrique Nunes Teles 53 pontos Uberlândia MG
5) Rodrigo Garcia / Caio Moraes / Maria do Rosário Marques 59 pontos Uberlândia – MG
Destaque feminino
Liandra Marquez Bernardes / Gabriela Souza de Freitas / Verônica Souza
Categoria Turismo
1) Marcelo Carestiato / Gustavo Marques Moraes / Hugo Cardinot 29 pontos- Nova Friburgo RJ
2) Guilherme Gomes / Gustavo Mori 35 pontos – Uberlândia MG.
3) Paulo H. Cardoso / Fernando de Sousa 53 pontos Uberlândia MG
4) Cândido R. Neuber / Gabriela A. Neuber / João Pinheiro 54 pontos Uberlândia MG
5) Gustavo Borges / Philipe Abreu / Lívia Gomide 54 pontos Uberlândia MG
Categoria Tour Adventure
1) Maurício K. Santos / José Luiz Gomes 22 pontos Uberlândia MG
2) Henrique M. Silva / Fernando M. Silva 58 pontos Uberlândia MG
3) Fábio Lanza / Renato de Almeida / Heder Lanza 65 pontos Uberlândia MG
4) Ubaldo A. de Deus / Thiago C. de Deus / Mayra Silva 72 pontos Uberlândia MG
5) Marcos F Rabelo / Mario F Rabelo / Bruna Silva 72 pontos Uberlândia – MG
Este texto foi escrito por: Webventure