Webventure

Ranger Eco Adventure: aventura para pais e filhos

“Nos anos 80, a gente começou a trabalhar com as crianças e elas aprendiam a superar pequenos limites em trilhas simples… só que chegavam em casa e o lazer do pai era se esborrachar no sofá, tomando cervejinha. Então, pensamos: temos de fazer algo em que os pais participem com os filhos”. Essa é a história de Demétrius Carvalho sobre a criação de um circuito de trekking voltado à família. De tão bem sucedida, a idéia acaba de ser adotada por uma multinacional e vai virar um dos maiores campeonatos multiesportivos já feitos no país.

O Ranger Eco Adventure, da Ford, tem a forma consagrada da “corrida de aventura” que inclui trekking, mountain bike e técnicas verticais. Mas com um diferencial chamativo: é voltado ao público amador. Obrigatoriamente as equipes têm de ser integradas por uma mulher e uma criança, e até outros seis integrantes. O intuito não é descobrir que é mais veloz, como normalmente acontece nas corridas, mas familiarizar o grupo com os esportes de aventura. “Claro, vamos disponibilizar a performance da equipe, vai ter gente que buscará resultados, mas não é esse o objetivo”, explica Carlos Leite, da Ford. “Queremos dar a chance do grande público experimentar a aventura; já havia eventos que eram abertos, mas exigiam experiência dos participantes. Nós queremos dar-lhes as noções básicas para que, quem sabe um dia, queiram praticar esse ou aquele esporte.”

Navegação – A primeira etapa acontece nos próximos dias 26 e 27, em São Bento do Sapucaí. A prova, no entanto, será de regularidade e os competidores vão navegar usando mapas e planilha. O percurso de 80km tem intervalo à noite, além de um neutralizado (ponto de descanso) de 30 minutos em cada dia.

Nesta etapa, a ênfase será dada ao montanhismo e objetivo principal é chegar ao morro do Baúzinho. As vagas são limitadas a 60 equipes e as inscrições devem ser feitas somente no site www.rangerecoadventure.com.br. As demais edições estão marcadas para 23 e 24 de outubro e 25 e 26 de novembro.

Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira