Foto: Pixabay

Ranking Paranaense: resultados da 3ª etapa

Redação Webventure/ Montanhismo

Diogo Lopes, na Pró-Master, e Kelly Vargas, na Feminino, foram os vencedores da terceira etapa do Ranking Paranaense de escalada esportiva. Eles foram os melhores também na terceira e última etapa, realizada no domingo (11/11), na Academia Jaguaty, em Curitiba. O evento teve a participação de apenas 20 atletas: três no Feminino, nove na Iniciantes e oito na Pró-Master.

Para as eliminatórias o route-setter Anderson Gouveia montou duas vias, o que incentivou mais os participantes, pois alguém vai mal na primeira, ainda tem chance de se recuperar. No feminino, onde tudo aconteceu em top rope, todas as atletas completaram a primeira via (grau 5b – saiba mais sobre graduação) e, na segunda (5c), somente uma não encadenou (completou), caindo bem próxima do final.

Na categoria Iniciantes, onde as vias eram as mesmas do Feminino, a maioria dos atletas conseguiu superar a primeira. Na segunda via, somente três encadenaram, passando por um movimento técnico que exigia força na perna e encaixe.

Na Pró-Master, a primeira via era guiada e graduada em 6c. Foi encadenada por apenas quatro escaladores. A segunda (7a), foi completada somente por Émerson Henrique, Diogo Lopes e Wesley Rodrigues. A passagem para a semifinal foi de acordo com a somatória da pontuação das duas vias.

Semifinais – No Feminino, a semifinal graduada em 6a foi guiada e Kelly Vargas dominou a última agarra, mas não fez a última costura. Letícia Fernandes caiu a duas costuras do fim da via e Flora Kesselring se classificou em 3º lugar pra final. Nesta mesma, na Iniciantes, somente Bruno Gusi e Rafael Vendramin completaram a via; Pedro Pereira dominou a última agarra, mas não faz a última costura.

Na Pró-Master, a semifinal, graduada em 7c, derrubou Diogo Lopes e Emerson Henrique, num movimento técnico que contava muito a leitura certa da via, faltando três costuras para o fim. Eles passarama para a final em primeiro e segundo lugares, respectivamente.

Graduada em 6c, a via da final feminina requeria muita resistência e Kelly Vargas, ao cair a duas costuras do fim da via, sagrou-se a campeã da etapa e do Ranking, depois de obter duas vitórias.

Letícia Fernandes caiu três agarras atrás de Kelly, ficando em segundo na etapa e em terceiro no Ranking. Flora Kesselring, com o terceiro lugar neste domingo, garantiu o vice-campeonato.

Na Pró-Master, Diogo Lopes, aos 15 anos, mostrou tudo que sabe na final graduada em 8b, caindo na sexta costura de um total de nove. Numa costura abaixo dele caiu Emerson Henrique, que escalou muito bem o campeonato inteiro e terminou em segundo lugar, satisfeito por seus treinos terem mostrado resultado. Quem ficou em primeiro no Ranking foi Rodrigo Martins.

Superfinal – Na Iniciantes, Bruno Gusi, Rafael Vendramin e Pedro Pereira completaram a via final, de grau 6c, e fizeram com que Anderson Gouveia tivesse de montar mais um desafio para eles. A superfinal (como é chamado o desempate), tomou a mesma linha que a via da final da Pró-Master, com algumas modificações que a tornaram uma via de grau 7b.

Bruno escalou com muita garra, chegou a duas costuras do fim e sagrou-se campeão da etapa e do Ranking. Rafael ficou em segundo na etapa e em quarto no Ranking. A maior surpresa do campeonato foi Pedro: na segunda etapa ele ficou com 12º lugar mas, desta vez, assustou os outros concorrentes escalando muito bem e terminou em sexto no Ranking.

Os cinco melhores da etapa e do Ranking receberam troféus e medalhase houve sorteio de outros prêmios entre os atletas. O campeonato teve apoio de Jaguati Academia de Escalada, Stubai, Edelweiss, Climb Spirit Smart Shop, Mont Blanc, Conquista, Bull Terrier, Adventure Gears, Eco Aventura, EcoSub, SOS Sul, Marumby Montanhismo e W&A Sistemas de Pré-Impressão.

(*) Ana Makino escreveu especialmente para o Webventure. Escaladora há três anos, ela treina e mora em Curitiba (PR).

Este texto foi escrito por: Ana Makino Shiraiwa*

Last modified: novembro 14, 2001

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure