Apesar do frio que fazia na cidade de Curitiba neste fim de semana (3 e 4 de agosto), o Brasil Open de Escalada, disputado na Academia Jaguati, foi um sucesso. O evento contou com a presença de 53 atletas vindos de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Distrito Federal.
Por falta de verba e apoio, Anderson Gouveia, atleta de Curitiba, abriu mão de sua participação para ser o route-setter. Ele teve trabalho com as meninas e, tanto na categoria Máster, como na Amador, que foram muito disputadas, teve que montar mais uma via para a super-final.
Feminina – Na Máster feminina, as irmãs Ana Luisa e Thais Makino disputaram a primeira super-final de suas vidas numa via graduada em 7b com um crux na terceira costura. As duas leram errado este movimento, mas Aninha conseguiu passar e tocar a última agarra da via, Thais caiu no crux e ficou com o segundo lugar. Francine Machado ficou com a terceira colocação.
A outra super-final foi entre a paulista Flávia Rossler e a paranaense Tatiani Gobatto, na qual Flávia se deu melhor e venceu a categoria Amador. Em terceiro, ficou a paulista Mieko Makino Shiraiwa e em 4o Simone de Souza, do Paraná.
Masculino – No Máster masculino, Diogo Ratacheski levou o título, seguido pelo brasiliense Eduardo Carvalho e pelo paulista André Berezoski.
A organização do campeonato foi bastante elogiada, já que tudo aconteceu nos horários certos e ninguém ficou esperando no isolamento para escalar. Isso foi bom tanto para os atletas como para o público, que veio em massa prestigiar o esporte e os melhores atletas do país.
Além dos troféus e premiação em dinheiro para a categoria máster, também houve sorteio de brindes entre os participantes.
O Brasil Open de Escalada contou com o patrocínio da Casa do Montanhista e apoio da Gatorade, 5.13 Agarras e Uni-Yoga.
Este texto foi escrito por: Webventure