Márcio Ravelli com alunos em aula prática; campeão de mtb explicou técnicas de pilotagem. (foto: Marcos Adami)
Encarar obstáculos, enfrentar desafios e espantar o medo. Os participantes do 1º Curso de Mountain Bike com Márcio Ravelli, organizado pela Bikemagazine, no dia 28 de janeiro, em Itu (SP), tiveram a oportunidade de pedalar e aprender as manhas do campeão.
Para Ravelli, o curso foi também um aprendizado. “Fiquei um pouco nervoso porque é difícil tentar passar dicas para pessoas de níveis diferentes. Mas acredito que o pessoal gostou porque eles foram se soltando. Na primeira saída achei que estavam mais acanhados, mas de tarde, na segunda pedalada, eles se saíram muito bem. É interessante ver que muitos acham uma coisa e na hora de pedalar na trilha eles entendem que não é tudo aquilo que imaginavam”, disse.
Ravelli elogiou um dos participantes mais jovens do grupo, Rodrigo Breda Audi, de 15 anos, de Itapira, apelidado de “Bob” pelos novos amigos. “É legal ver jovens com tanto potencial”, comentou.
Território nacional – Bikers de São Paulo e de cidades do interior do estado, como Campinas, Ribeirão Preto, Itapira, Tietê, Cajamar e Itatiba, participaram do evento. De São Gabriel, do Rio Grande do Sul, veio Rodrigo Ramalho, um fã de Ravelli. “Valeu ter vindo, foi um dos melhores cursos que já fiz. Teve adrenalina e aprendi não só dicas de mountain bike mas também coisas da vida, como enfrentar obstáculos. Acompanho a carreira do Ravelli e foi legal estar ao lado dele. Foi uma oportunidade única”, declarou o gaúcho.
O número limitado de participantes (27 no total) foi fundamental para o bom andamento do aprendizado dos alunos. Ravelli, com toda sua experiência de 12 anos de corridas, pôde ensinar coisas básicas – posicionamento na bike, ajuste e escolha da bicicleta correta, como se transporta a bike corretamente pelas trilhas, entre outras. Um dos pontos altos do curso foi quando Ravelli parou sob uma sombra e ensinou consertos de emergência.
A atenção dos participantes revelava que este é um assunto que o campeão domina. À tarde, o grupo saiu para uma pedalada um pouco mais longa e teve a chance de aprender como transpor rochas, erosões, subidas travadas e íngremes. Todos ficaram surpresos com a capacidade de Ravelli em explicar didaticamente (e com muita paciência) como vencer trechos difíceis nas trilhas.
Rodrigo Oliveira, de São Paulo, terminou o domingo suado, mas satisfeito. “Esse curso foi mountain bike puro, muita trilha e muito mato. Aprendi e também me diverti”, disse. Já Bruno Marques Santo, de Campinas, que tem 14 anos e está começando no mundo das bikes, disse também ter gostado da experiência. “Foi bem legal, aprendi muito”.
O curso teve a participação de três mulheres entre 24 homens. Uma delas, Christianne Ritchie, de São Paulo, contou que pratica mountain bike há três anos. “Aprendi bastante, mas para mim há coisas que são difíceis porque tenho medo de cair. Já caí feio e estou com a perna toda arrebentada”.
Marcos Adami, colaborador da Webventure, é criador e editor do site www.bikemagazine.com.br. É fotógrafo, ciclista, praticante de mountain bike e nas horas vagas treina triathlon. |
Este texto foi escrito por: Marcos Adami
Last modified: fevereiro 6, 2001