A segunda etapa do Brasileiro de mountain bike, nas modalidades cross-country e downhilll, aconteceu no fim de semana passado, em Caxambu, Minas Gerais. Bikers de todo o país tiveram como desafio as pistas do Parque das Águas, no centro da cidade.
Cross Country – Em um circuito que com trechos de single track, subidas e descidas em grande estilo, em puro ciclocross, Márcio Ravelli (Scott) liderou de ponta a ponta e venceu a etapa na categoria Elite, com Albert Morgen (Amazonas/Sundown) em segundo lugar.
Odair Pereira foi o terceiro e Maurício Borges, o quarto. Renato Seabra (Caloi) estava na segunda colocação, a alguns segundos de Ravelli, quando a corrente de sua bike partiu, fazendo com que ele abandonasse a prova. Márcio Revelli venceu as duas etapas da competição e lidera na classificação geral.
Adriana Nascimento (Cannondalle/Ford) ultrapassou a mineira Jaqueline Mourão (Timex/Fiat/Ladro/Scott) na ultima volta e venceu no feminino. A gaúcha Silvana Marin, da Escolinha de Ciclismo de Sapiranga, ficou com a terceira colocação. Miguel Giovannini (Giovanini Bikes) foi o melhor na Master A e o Capixaba Apolônio Carneiro Pinto, reafirmou o favoritismo na categoria Júnior.
Downhill – Já no downhill a pista era 100% técnica, sem nenhuma subida, terra solta o tempo todo, drops negativos, valas em um percurso quase todo em Single Track. E Markolf Berchtold (Global Racing Team) proporcionou um show inacreditável de técnica, com o primeiro lugar no qualify e na tomada de tempo oficial na categoria Elite. A dobradinha da Amazonas/Sundown, com Robert Sgarbi e Bruno Loureiro, ficou o segundo e terceiro lugares, respectivamente.
Na júnior, o mineiro Felipe Bortoletti (Morro Abaixo/Intertrilhas) conquistou o lugar mais alto do pódium e Nataniel Giacomozzi (Scott) chegou em 2º lugar. Na master A, Hélio Nassaralla, que ficou afastado das competições no ano passado devido a uma fratura, deu a volta por cima e venceu o segundo round do downhill brasileiro.
Com colaboração de Marcelo Beckmann, editor da revista digital Downhill.com.br
Este texto foi escrito por: Webventure