Parte do Diamante com 49 pára-quedistas atual recorde brasileiro do tipo. (foto: Arquivo Azul do Vento)
O céu de Campinas (SP) vai ser o palco das tentativas de quebra do recorde brasileiro e sul-americano de formação em queda-livre, com a figura de um “Diamante”. No dia 18 de abril, Sexta-feira Santa, 64 atletas saltarão a uma altura de 14 mil pés (4.200 metros). O evento tem como tema Dando as Mãos no Céu pela Paz Mundial. Os participantes doarão alimentos para o Programa Fome Zero, do Governo Federal.
Os saltos inéditos, serão realizados a partir de quatro aviões, partindo da área de salto da Azul do Vento, no Aeroporto dos Amarais. O Ministro dos Esportes Agnelo Queiroz vai participar da cerimônia de abertura, às 8h. As decolagens começam às 9h30. A idéia é realizar três lançamentos.
Este evento é na verdade, um conjunto de eventos preparatórios para uma tentativa de recorde mundial, a exemplo de outras tentativas de quebra de recorde brasileiro que aconteceram em 2002.
Complexidade – A equipe brasileira do Diamante de 64 foi selecionada após vários eventos eliminatórios realizados nos últimos três anos e reúne pára-quedistas de 10 estados brasileiros. Foram formadas equipes isoladas, que estão treinando em vários estados do país, e cada uma dessas equipes será responsável pela composição de uma determinada parcela da figura.
A figura do Diamante de 64 será formada exatamente o momento em que todas essas equipes se encontrarem, unindo todas as partes da figura, em um trabalho complexo e delicado, realizado a 14 mil pés de alturae e a uma velocidade de 200 km por hora.
Em 1º de novembro do ano passado, também em Campinas (SP), foi alcançado o atual recorde de formação em Diamante, com 49 pára-quedistas. O salto também foi realizado a 14 mil pés, com três aeroves lançando os atletas.
Os aviões se juntaram na formação “V”. Além dos 49 pára-quedistas, dois cameramans saltaram juntos para registrar tudo. Na primeira tentativa, apesar de a figura ter sido formada, houve uma falha na saída. O recorde foi consolidado na segunda tentativa, perfeita.
Este texto foi escrito por: Webventure