Foto: Pixabay

Recorde de participantes na Copa Paulista de trekking

Redação Webventure/ Trekking

Um recorde de participantes. Com 39 equipes da categoria Master e 59 da categoria Trekker mobilizando ao todo 490 competidores, a 3ª etapa da IX Copa Paulista de Trekking realizada em Atibaia, no último domingo (24), contou com um número inédito de competidores, uma prova de que o esporte está crescendo.

O sol já estava muito forte às 7h da manhã, quando as equipes começaram a se aglutinar no “Check-in” montado na Lanchonete Asa Delta – o ponto de largada e de chegada do trajeto circular criado pela Trilhabrazil .

O calor marcou toda a prova em Atibaia. A equipe novata Chulé, composta por três mulheres, duas delas maratonistas, foi uma das que mais sentiu o calor. “Tivemos que suar a camisa para poder finalizar. Nunca imaginamos que uma prova de regularidade pudesse exigir tanto da gente”.

Tempo quente na Copa – Na visão dos Sem amigos, equipe da categoria Master, aqueles foram os 13 quilômetros mais difíceis da carreira deles apenas comparáveis aos 8 quilômetros da prova noturna de Pindamonhagaba realizada em maio deste ano.

“Em Pinda o que judiou muito foram a chuva constante e o barro. Em Atibaia, foi o calor intenso, o terreno acidentado, a mata fechada e os milhares de carrapatos, sem falar nos desafios criados pela Trilhabrazil para nos testar. A planilha estava cheia de graus de bússola e as duas provas especiais foram muito criativas”, diz o coordenador da equipe, Alan Nery.

Desafio inédito – O competidor citou o ao PC Virtual (um Posto de Controle que nada mais era que um papel afixado numa grande pedra pedindo que os participantes indicassem, na chegada, a distância da última referência da planilha até aquele PC) e à passagem por uma tubulação abandonada.

“Apenas uma pessoa da equipe deveria rastejar por cerca de 30 metros, andar 50 metros em um terreno bastante acidentado, rastejar por 25 metros novamente dentro de um outro duto, para depois descer por uma corda até um depósito de água e retornar para o mesmo ponto de partida, para se reintegrar à equipe. Ana foi a pessoa escolhida. Ela faz anos na semana que vem. Nada mais justo que brindá-la com este presente”, brinca Alan.

Para garantir o bom andamento da prova especial, a Trilhabrazil posicionou naquele ponto do trajeto um membro de seu staff com diversos cursos de primeiros socorros, cuja função era de instruir o elemento escolhido pela equipe e de resgatá-lo caso fosse necessário.

Conquita dos Ursos – O PC Ricardo conta que tudo correu bem. “A única hora em que me preocupei foi quando vi o tamanho de um participante que resolveu fazer o percurso. Achei que ele, por ser muito grande, pudesse ficar entalado na tubulação”. Mas isso não aconteceu e Paulo Vinícius Neto de Candido, da Equipe Urso, passou no teste.

“O calor fez com que o terceiro integrante da equipe desistisse e eu não ia deixar minha mulher fazer aquela travessia Sem Limites”, diz Paulo Vinícius que gostou da brincadeira de ser “o único urso da história que entrou literalmente pelo cano”.

O PC Virtual introduzido pela primeira vez numa prova da Copa Paulista, foi elogiado por todos os participantes. Reginaldo Costa, diretor operacional e o responsável pela montagem de toda as etapas da Copa Paulista, salienta que inspirou-se numa prova de Ezdras Martins.
“Esta é uma idéia genial que tem autor. Temos que dar todo o crédito à ele que foi meu mestre e o real responsável por transformar o trekking em um esporte competitivo”, diz ele que anuncia a 4ª etapa da 9ª edição da Copa Paulista de Trekking, marcada para 22 de outubro, em Pindamonhangaba.

Confira abaixo os resultados dessa etapa.

3a etapa da Cpa Paulista de trekking

Categoria Master


1) Mickey Mouse

2) BagAdventure

3) Vento Sul

Categoria Trekker

1) KDPC

2) Com Dor

3) O Bando do Capitão Virgulino

Ranking acumulado

Categoria Master


1) Mickey Mouse (41 pontos)

2) Cachorrões II e Hi Trekkers (40 pontos)

3) Senta Pua (36 pontos)

Categoria Trekker


1) Georgete e seus Goonies (50 pontos)

2) Com Dor (45 pontos)

3) Kalonopé (36 pontos)

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: setembro 27, 2000

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure