Foto: Pixabay

Recorde de velocidade na escalada do Everest

Redação Webventure/ Montanhismo

Às vésperas da comemoração dos 50 anos da conquista do Everest, o sherpa Lakpa Gyelu, de 35 anos, realizou ontem (26/05) a escalada mais rápida já registrada nesta que é a maior montanha do mundo (8.848m). Ele chegou ao cume em 10 horas e 56 minutos, superando a marca estabelecida na semana passada por outro guia sherpa, Pemba Dorjee, que fez a escalada em 12 horas e 45 minutos. A maioria dos escaladores faz o trajeto em cerca de quatro dias, após algumas semanas de aclimatação.

Esta foi a décima vez que Gyeli chegou ao cume do Everest. Mas ele não é o homem que mais vezes escalou essa montanha. Este recorde pertence ao sherpa Appa. Ele realizou sua 13ª ascensão também nesta segunda-feira, à serviço uma expedição americana, conforme informou o Ministério do Turismo do Nepal.

História – Appa anunciou no ano passado que estava se aposentando, mas mudou de idéia. Sua primeira vez no cume do Everest foi em 1989, com uma equipe da Nova Zelândia liderada pelo veternado alpinista Rob Hall, um dos oito que morreram durante uma tempestade em 1996, que os alcançou quando se aproximavam do topo e deu origem ao best-seller “No Ar Rarefeito”, de Jon Krakauer, e também “A Escalada”, de Anatoli Boukrrev & G. Weston de Walt.

Desde que o neo-zelandês Edmund Hillary e o sherpa Tenzing Norgay conquistaram o Everest em 29 de maio de 1953, mais de 1.300 chegaram ao topo do mundo. E cerca de 175 escaladores morreram em suas encostas.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: maio 27, 2003

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure