Quantas pessoas no mundo seriam capazes de resistir a três prisões, duas avalanches e algumas dezenas de fraturas em busca de um sonho? O montanhista Maximo Kausch decidiu provar que é. No melhor estilo “Mad Max” e com a ajuda de sua motocicleta – que quebrou nove vezes durante a epopeia – o escalador inglês/brasileiro/argentino/
Essa jornada começou em 2012, quando Max decidiu dar um tempo em suas expedições no Himalaia. “Durante dez meses do ano, estou escalando montanhas, desde que tenho 15 anos. E, depois de algum tempo, tive essa ideia de escalar todos os picos dos Andes acima dos seis mil metros de altura. Para alcançar esse objetivo, me vi diante de diversas montanhas sem nome e desconhecidas de muita gente”, disse Maximo Kausch.
A trajetória de Max retratada na série tem início em Curitiba, cidade em que viveu parte de sua vida no Brasil. De lá, ele e alguns amigos partem de carro até Salta, na Argentina. Após alguns dias de planejamento e aclimatação, chegam a Antofagasta de La Sierra e partem em busca dos primeiros picos. O primeiro desafio de Max é Antofalha, com 6.470m. Após alguns dias contando com o suporte do time, Max deixa os amigos em uma base e começa sua jornada solitária, contando apenas com a ajuda de sua motocicleta adaptada para o ar rarefeito das montanhas, e que o leva até o início dos picos.
O projeto em si é apenas uma das características especiais do filme. Maximo Kausch, de 36 anos, também é um personagem muito singular. Nascido na Argentina, criado no Brasil ainda criança e, hoje, cidadão do Reino Unido, Max prefere não definir seu local de origem, sendo um verdadeiro “cidadão do mundo”. Com toda a sua experiência como montanhista e viajante, ele nos mostra paisagens incríveis durante o filme, sem deixar de lado a alta performance do esporte e as boas histórias.
Com oito episódios, de cerca de 10 minutos, a série Andes 6k+ documenta parte da trajetória de Maximo Kausch na tentativa de se tornar o primeiro homem a escalar todas as montanhas acima dos seis mil metros nos Andes sozinho. Com apenas um cinegrafista, um drone e muitos registros no formato “selfie”, ela se aproxima ao máximo da real experiência de Max ao acompanhá-lo na subida dos 12 cumes restantes para completar a saga na Argentina e no Chile. O documentário pode ser visto pelo https://www.redbull.com/
Onde assistir:
O Andes 6K+ pode ser assistido na Red Bull TV pelo link https://www.redbull.com/br-pt/
Last modified: setembro 27, 2018