Webventure

Red Bull Air Race continua na Inglaterra


Entre as torres. (foto: Divulgação)

A Red Bull Air Race, a primeira competição internacional de velocidade e acrobacia aérea, terá mais uma etapa no dia 7 de agosto, em Longleat, na Inglaterra.

Esta espécie de Fórmula 1 dos ares reúne 10 pilotos de diversas partes do mundo, cujo desafio é realizar, no menor tempo possível, um circuito de 1,4 km. O trajeto é permeado por obstáculos infláveis, pilões com 19 m de altura, que exigem agilidade dos pilotos para cumprir uma série de manobras aéreas.

Na etapa britânica, o cenário será a mansão de Longleat, em Warminster, região nordeste da Inglaterra, construída em 1540 e considerada um dos grandes exemplos da arquitetura elizabetana no país. Atualmente, a propriedade abriga doze atrações diferentes, entre elas uma área de safári, um parque diversões e um jardim místico. Situada em terreno de 9 mil acres, a mansão foi a primeira da Inglaterra a ser aberta para o público em 1949.

Até o momento a corrida é liderada pelo piloto e criador da corrida. Beseney está na frente com 21 pontos. Em segundo lugar, vem o norte-americano Mike Mangold, com 16 pontos. No total, ao longo da competição anual serão oferecidos 500 mil euros em premiação para os vencedores.

As próximas etapas ocorrerão em Budapeste, na Hungria, em 20 de agosto; Toronto, no Canadá, em 4 de setembro; e a final será em San Francisco, nos Estados Unidos, em 8 de outubro.

A Red Bull Air Race foi criada em 2003 pelo piloto húngaro Peter Beseney, campeão mundial do World Areobatic Freestyle. Além de criar uma competição que incorporasse velocidade e acrobacias, o desafio de Beseney era tornar a competição um evento interessante para o público.

Desde a primeira apresentação já foram realizadas cinco edições do evento que reuniu milhares de pessoas na Áustria, Hungria (duas vezes), Reino Unido e Estados Unidos, mas esta é a primeira vez que se cria um circuito mundial. A estréia este ano foi em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, e depois seguiu para Rotterdam, na Holanda, e no mês passado teve nova edição austríaca em Zeltweg.

Para o inventor da competição, este “é um esporte muito excitante que cresce rapidamente, tornando-se cada vez mais popular”. Ele participa da competição com um avião modelo Extra 300L.

Este texto foi escrito por: Webventure