O Red Nose de Massa é o atual líder (foto: Alexandre Koda/ www.webrun.com.br)
Direto de Ilhabela – O veleiro Loyal/ Red Nose assumiu nessa terça-feira a liderança da Classe Orc Internacional 500 da Semana de Vela de Ilhabela, após as duas regatas barla-sota disputadas no Canal de São Sebastião. O barco comandado por Marcelo Massa obteve dois segundos lugares, que somados ao também segundo posto da Regata Alcatrazes de domingo (05) colocam o JV 48 no topo do Ranking.
As disputas de hoje aconteceram na parte norte do canal, com vento médio de 12 nós. As largadas das primeiras regatas estavam previstas para o meio dia, mas a falta de vento obrigou a Comissão de Regatas a hastear a bandeira Recom durante cerca de uma hora, antes de autorizar o tiro inicial.
No primeiro popa da primeira regata o Sorsa/ Oi montou em primeiro, seguido pelo Red Nose e pelo uruguaio Negra, mesmas posições obtidas no segundo popa. Já na segunda regata do dia, o Timberland/ Monte Cristo montou o primeiro popa em primeiro, seguido pelo Oi/Sorsa e pelo uruguaio Negra, enquanto na segunda os três primeiros a contornarem foram o Oi, Timberland e Red Nose.
Após o tempo corrigido, porém, o Red Nose obteve a vitória e acumula seis pontos perdidos, seguido pelo Touche/ Safra de Ernesto Breda com sete e pelo Oi/ Sorsa de Eduardo Penido com oito pontos. O vento começou um pouco mais fraco na primeira regata e depois foi aumentando, já na segunda começou forte e diminuiu, comenta Massa. Foram regatas bem disputadas, com os barcos muito próximos uns dos outros, completa o comandante.
Já André Fonseca, o Bochecha, que integra a tripulação do barco após competir com o Delta Loyd na Volvo Ocean Race, é cauteloso quanto ao atual resultado. O dia foi bem equilibrado, tivemos duas boas largadas e nosso objetivo é sempre velejar bem sem olhar muito para o resultado e para os adversários. Segundo ele, o barco não está tão bem atualizado com as novas regras da competição, o que dificulta a obtenção de um bom resultado no tempo corrigido. Vamos fazer o melhor possível para terminar bem.
Já para Ernesto Breda, a quebra de uma peça da embarcação durante a regata contribuiu para que eles perdessem a liderança do campeonato, já que chegaram em 13° lugar em uma das disputas. Descolaram as ponteiras de dentro do eixo de transmissão da manivela que regula a vela, o que atrapalhou a regata. Contribuiu, mas não foi por isso que obtivemos o mau resultado.
S40 – As disputas também foram acirradas na Super 40, a mais nova classe que integra a Semana de Vela, na qual os barcos competem de igual para igual, sem a necessidade do tempo corrigido. Após as regatas desta terça-feira o Mitsubishi/ Gol de Eduardo Souza Ramos é o novo líder.
Hoje foi um dia espetacular. Na primeira regata não estávamos muito bem no começo, mas conseguimos buscar no popa e passamos para primeiro no contravento, lembrou Souza Ramos. Já na segunda regata, eles obtiveram a liderança na primeira bóia e mantiveram a posição até o final.
Quem também integra a equipe do veleiro é Torben Grael, campeão da Volvo Ocean Race com o Ericsson 4. Na primeira regata voltamos muito cedo da direita e nos embolamos com os barcos grandes, o que nos deixou com muito vento sujo, mas no popa recuperamos bem, contou.
À primeira vista os S40 são muito parecidos com os barcos de 70 pés da Volvo Ocean Race, similaridade essa confirmada por Torben. Ele não tem a quilha basculante, mas o comportamento é parecido, com um balão grande e a maneira de se velejar que se parece com um catamarã. Ele enfatizou ainda, que como tático da equipe, deixa o comandante livre para se concentrar no leme e se preocupa em traçar a estratégia das regatas. A vantagem é poder dividir bem os trabalhos.
Amanhã acontecerá uma regata de médio percurso no Canal de São Sebastião, que promete aumentar ainda mais a briga pela liderança. A Semana Internacional de Vela prossegue até o próximo sábado (11) com cobertura do Webventure.
Este texto foi escrito por: Alexandre Koda