As praias do Nordeste dispensam apresentações, o litoral da região é conhecido internacionalmente pelas paradisíacas e bem preservadas praias. A diversidade de cenários é enorme e alguns deles ainda estão escondidos do público.
Esse é o caso de São Miguel do Gostoso, uma pequena vila de pescadores, que fica cerca de 100 quilômetros de Natal, capital do Rio Grande do Norte. O vilarejo é bem pequeno, conta com cerca de dez mil habitantes, charmosas ruas de terra e praias desertas.
São Miguel tem várias peculiaridades que fazem da viagem uma experiência única, de contato com a natureza e cultura dos pescadores locais. É quase impossível conhecer a pequena cidade sem comer os famosos pratos da Dona Maristela, dona do restaurante local. Entre as especialidades estão os peixes e frutos do mar pescados na região, além dos crepes, marca registrada da culinária da cidade.
Tudo contribuiu para uma atmosfera de vila tranquila, lá não é permitida música alta, tanto em bares quanto nas ruas e o turista pode passear tranquilamente pelas ruas de terra, descansar na praça do centro e até pegar frutas direto do pé.
Para ver o pôr do sol existe um lugar certo: a Praia de Tourinhos. É lá onde os turistas e moradores se encontram para curtir o fim de tarde. O lugar conta com dunas fossilizadas e a vista para o Parque Eólico. A combinação desses componentes proporciona um momento inesquecível.
São Miguel adicionou o nome Gostoso por conta de um homem que morava no vilarejo e passou a vida hospedando turistas. Famoso pelas suas histórias e risadas, ele passou a ser chamado de Seu Gostoso. Atualmente essa hospitalidade é a principal característica dos moradores, todos são muito atenciosos com os turistas e isso reflete na tranquilidade da cidade.
Pegue uma bicicleta e… Explore!
Ao chegar na vila, a dica é alugar uma bicicleta e conhecer o maior número de lugares. A vantagem é que nada é muito longe. A cidade possui pequenas dimensões, sendo assim o local se torna um passeio perfeito para fazer sem pressa.
Esportes
A dica é escolher esportes que necessitem de vento. Devido a posição geográfica de suas praias a prática de Wind e Kitesurf são muito favoráveis, justamente pela cidade estar onde o vento faz a curva, reunindo assim praticantes do Brasil inteiro. Entre setembro e março a direção e intensidade do são perfeitas também existem algumas escolas onde você poderá fazer as primeiras aulas.
Com o lema “aqui se faz gostoso”, quem conhece São Miguel jamais a esquece.
Este texto foi escrito por: Gustavo Mazzucchelli
Last modified: fevereiro 25, 2017