Torben Grael no timão do Brasil 1 (foto: Marco Yamin)
Direto de Ilhabela – O veleiro Brasil 1 foi o primeiro a contornar a ilha principal do Arquipélago de Alcatrazes no litoral norte de São Paulo. O conjunto de ilhas é considerado um dos maiores criadouros de aves do estado.
O veleiro chegou do Rio de Janeiro às quatro da manhã e a tripulação teve pouco tempo para descansar, já que a largada das regatas de hoje foi às 11h da manhã. “Saímos do Rio com muita onda e pouco vento, depois o vento melhorou no caminho e conseguimos dar uma acelerada boa no barco. O potencial do barco é impressionante”, disse o comandante Torben Grael.
O timoneiro e trimmer do Brasil 1, André Fonseca, o Bochecha, se impressionou com o tamanho do veleiro. “É um barco muito grande, muito rápido, mas difícil. São seis pessoas para levantar uma vela. Já deu para perceber que será uma regata bem cansativa”, disse.
Eduardo Souza Ramos, comandante do Mitsubishi/Gol/Daslú, estava descontente com o vento no início do dia. “A regata de hoje será muito difícil, porque as condições são muito ruins. A previsão é de quase zero de vento, e com chuva. E no canal tem muita corrente. Hoje será loteria, depende da sorte, além de precisar de muita resistência psicológica”, disse o tricampeão da Semana de Vela. Quando a regata começou o vento beirava 6 nós de velocidade, ao sair do Canal de São Sebastião e atingir o mar os veleiros encontraram ventos 12 nós.
Este texto foi escrito por: Daniel Costa