A regata de volta ao mundo Vendée Globe inicia neste sábado, 8 de novembro, na cidade de Lês Sables dOlonne, na França. A partir das 10 da manhã, horário de Brasília, os barcos com apenas um tripulante em cada, partem para 26.700 milhas náuticas (cerca de 49.500 quilômetros) em cerca de três meses.
Trinta participantes, dentre eles duas mulheres, encaram o desafio de completar a volta ao mundo sem escalas e sem assistência. Os veleiros de 60 pés são montados especialmente para a prova. O vencedor deverá chegar no mesmo ponto de partida, na França, após passar pelos três cabos: Cabo da Boa Esperança (África do Sul,), Leewin (Austrália) e Horn (América do Sul).
O recorde da regata solitária é de Vincent Riou, em 2004/2005, que completou o percurso em 87 dias, 10 horas e 47 minutos. André Homem de Mello foi o primeiro brasileiro a completar uma volta ao mundo como a Vendée Globe, e garante que é a prova mais difícil. . É um desafio enorme, ter que velejar, monitorar a meteorologia, fazer a manutenção, fazer a divulgação (cada skipper é obrigado a enviar para a organização determinada quantidade de imagens de vídeo, fotos e relatos de texto e voz para divulgação), se alimentar, dormir, etc. tudo isso em um ambiente de competição e ainda navegando num dos priores oceanos do planeta, o oceano Austral, contou o brasileiro.
A regata pode ser acompanhada pelo site www.vendeeglob.org em tempo real, por conta de rastreadores instalados em cada embarcação.
Este texto foi escrito por: Webventure