Webventure

Regulador


Primeiro estágio. (foto: Divulgação Mares)

Conectado à torneira do cilindro, serve para reduzir a alta pressão do gás deste cilindro à pressão ambiente (igual ao nível do mergulho) em uma vazão que permita ao mergulhador respirar confortavelmente, mesmo sob esforço.

Partes do regulador
O regulador é formado por um conjunto, mas suas peças podem ser adquiridas em separado. Ele é dividido em dois estágios: o primeiro, feito de metal cromado, que se conecta ao cilindro; e o segundo, feito de metal plástico de alto impacto ou a combinação de ambos; além do bocal. O primeiro estágio transforma o ar em alta pressão numa pressão intermediária. O segundo torna a pressão intermediária em ambiente.

Há ainda um segundo estágio reserva, o Octopus, que é preso no colete e pode ser utilizado pelo seu “dupla” (parceiro no mergulho) se o ar do cilindro dele acabar. Vocês vão dividir o ar do mesmo cilindro. Neste caso, o procedimento só é usado para que os dois retornem à superfície, abortando o mergulho.

Também faz parte do conjunto, o console, que é o suporte que acopla dois ou mais instrumentos como manômetro (que mostra a pressão do ar no cilindro) e profundímetro (que mostra a profundidade em que o mergulhador está). Alguns consoles também possuem bússola.

Como funciona
O primeiro estágio distribui o ar entre quatro (ou mais) mangueiras. Uma mangueira entrega ar para o segundo estágio e outra ao Octopus (segundo estágio adicional). Outra mangueira é conectada a um colete equilibrador com a função de inflá-lo. A quarta mangueira conecta-se ao manômetro (que pode estar no console), que indicará a pressão de ar disponível.

Este texto foi escrito por: Sergio Costa, especial para o Webventure