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Regulamento do Sertões muda para ‘forfetada’, radar e rádios

Redação Webventure/ Offroad

O regulamento também terá mudanças no Rally dos Sertões 2001. A famosa “forfetada”, que gerou polêmica no ano passado, ganhou um novo sistema. O termo vem de “forfait”, a penalização do competidor que não estrapolar o tempo-limite para cumprir uma etapa. Em 2000, “quem foi penalizado teve acrescido no seu tempo total o pior tempo da categoria mais tantos minutos em função do tamanho da especial”, explica o idealizador do Sertões Marcos Ermírio de Moraes. “Isso gerou reclamação de alguns pilotos no meio da prova, mas não podíamos mudar tudo naquele momento.”

Agora a penalização será fixa em três horas. “Se o competidor não cumprir uma etapa cujo tempo máximo seja quatro horas, ele terá acrescidas no seu tempo essas quatro horas e mais as três da ‘forfetada’, somando sete horas”, descreveu Moraes no primeiro briefing realizado ontem, em São Paulo. Com cinco ‘forfetadas’, o participante será desclassificado do Rally.

A mudança foi uma sugestão da associação de pilotos formada no ano passado. “Estamos visando não só o Sertões, como todo o Campeonato Brasileiro de rali cross-country”, disse o navegador Detlef Altwig, integrante da entidade e que neste ano vai deixar de competir para ajudar na organização do Rally.

Radares – O radar também foi ponto discutido na reunião. O Sertões, em deslocamentos, passa por cidades e áreas habitadas e, desde o ano passado, utiliza de radares escondidos para verificar o limite de velocidade. “Em 2001 continuaremos usando os radares, mas não por trechos longos como foi no ano passado. Será por metros”, prometeu Moraes diante da reclamação de alguns pilotos que participaram da última edição. “Andávamos um tempão em áreas consideradas zona de radar mas que eram totalmente desertas”, lembrou José Hélio Filho, campeão em 99 e que abandonou em 2000.

Para garantir o cumprimento do limite e da proibição de ultrapassagens, a organização vai instalar “PCs de roteiro” na entrada e na saída dessas zonas de radar. Ao chegar, o competidor deve carimbar o passaporte e manter sua posição até a saída. Quem não respeitar será punido com uma hora no tempo total. “Ainda precisamos definir como vamos agir em casos excepcionais, como a quebra do carro da frente”, avisou Moraes.

Outro acréscimo no regulamento para o Sertões 2001 é a obrigatoriedade da carteira de operação para rádio HT (leia mais sobre radiocomunicação), equipamento exigido nos veículos para que se comuniquem com a organização. A Dunas Race, empresa que criou o Rally, está organizando provas para quem quiser tirar a carteira. A próxima será em 24 de maio.

Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira

Last modified: março 20, 2001

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