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Regularidade define campeões do Circuito Ilhabela de Vela Oceânica 2010


Samurai NI foi o destaque da última etapa (foto: Divulgação/ Aline Bassi)

Terminou neste fim de semana, no litoral norte de São Paulo, a 10ª edição da Copa Mitsubishi Motors/ Circuito Ilhabela de Vela Oceânica. Depois de quatro etapas disputadíssimas, os títulos da temporada 2010 ficaram com os veleiros que se mostraram mais regulares durante as 20 a 27 regatas do ano, dependendo da classe.

O grande destaque da única regata do fim de semana, que cruzou seis milhas náuticas (cerca de seis quilômetros) no Canal de São Sebastião, foi o Samurai NI, de Marins Alves de Camargo Neto. Apesar de não conquistar o título geral da ORC Club, o veleiro conseguiu sua segunda vitória seguida em regatas da quarta etapa. O Orson/Mapfre, de Carlos Eduardo Souza e Silva, por outro lado, apenas velejou para comemorar o título antecipado da classe e o bicampeonato do Circuito Ilhabela de Vela (em 2009 ganhou na ORC Internacional).

Na RGS-A, o Jazz, de Valéria Ravani, confirmou seu favoritismo no campeonato. Na última regata do ano, o veleiro mais uma vez saiu vitorioso. Situação parecida aconteceu na RGS-B. Predominante durante todo o Circuito, com vitória em 13 de 22 regatas, o Palmares, de José Romariz, fechou com chave de ouro sua participação, levando o título também na Classe Delta 32. Na RGS-C, o Rainha/Marinhas Nacionais, de Leonardo Pacheco, ficou com o caneco.

Outra classe em que o domínio na temporada culminou no título foi a Bico de Proa A. O Cocoon, de Marcelo Caggiano, saiu-se vitorioso em 13 das 20 regatas de 2010 e terminou com o título. Na Bico de Proa B, o Tabarly, de Fábio Rivetti, também mostrou muita regularidade e ficou com a primeira colocação, assim como o Saruê, de Diego Zaragoza, na Skipper 21.

HPE – Na classe em que os barcos são rigorosamente iguais (25 pés), a HPE, os 18 veleiros que batalharam pelo título fizeram uma das mais belas disputas do Circuito. Trocando posições ao longo do ano, quem levou a melhor foi a embarcação Ginga. Depois de perder seu comandante e proprietário Breno Chvacier, o veleiro conseguiu manter a regularidade com Vicente Melo Monteiro no comando, conquistando assim o título da classe.

Confira a classificação final do Circuito Ilhabela de Vela 2010
– ORC-Club – com 4 descartes
1. Orson/Mapfre (Carlos Eduardo Souza e Silva) – 26 pontos perdidos (pp)
2. Fantasma (Reginaldo Costa) – 53 pp
3. Asbar II (Sérgio Klepacz) – 66 pp
4. Realizado (José Luís Apud) – 70 pp
5. Orson/Sereloco (Fábio Faccio) – 79 pp

– RGS-A – com 4 descartes
1. Jazz (Valéria Ravani) – 27 pp
2. Inaê (Bayard Umbuzeiro Filho) – 48 pp
3. Jyllic II (Martin Bonatto) – 61 pp

– RGS-B – com 4 descartes
1. Palmares (José Romariz Filho) – 24 pp
2. BL-3/Bematech (Clauberto Andrade) – 46 pp
3. Blue Too/LaLampe (Domingos Carelli Neto) – 53 pp

– RGS-C – com 4 descartes
1. Rainha (Leonardo Pacheco) – 32 pp
2. Helios Neurotech (Marcos Gama Lobo) – 46 pp
3. Ariel (Luiz Henrique Pimenta) – 53 pp

– HPE25 – com 4 descartes
1. Ginga (Breno Chvacier/ Vicente Melo Monteiro) – 53 pp
2. HeliSolutions (Dario Galvão) – 97 pp
3. Max (Anderson Biason) – 99 pp
4. Iansã (Arthur Vasconcellos) – 115 pp
5. Stella Artois (F ábio Bocciarelli) – 175 pp

– Bico de Proa A – com 4 descartes
1. Cocoon (Marcelo Caggiano) – 17 pp
2. For Sale (Decio Goldfarb) – 50 pp
3. Ydypy (Marco Antonio Aleixo) – 59 pp

– Bico de Proa B – com 4 descartes
1. Tabarly (Fábio Rivetti) – 25 pp
2. Ilhasailing (Winston Guy) – 51 pp

– Skipper 21 – com 4 descartes
1. Saruê (Diego Zaragoza) – 16 pp
2. Alegria (Carlos Alberto Gallo) – 39,5 pp
3. Sextante (Thomas Shaw) – 44 pp

– Delta 32 – com 4 descartes
1. Palmares (José Romariz Filho) – 28 pp
2. Fantasma (Reginaldo Costa) – 53 pp
3. BL3/Bematech (Clauberto Andrade) 67 pp

Este texto foi escrito por: Webventure