Largada do Rally da Graciosa para regularidade. (foto: Mario A. Pacheco)
A primeira competição de regularidade no Rally da Graciosa, que sempre foi um dos mais famosos do Brasil em velocidade, teve como vencedora a dupla Alexandre Martinez e Paulo Moriyama (Concessionária Sabrico), do Beerdog Rallye Team, de São Paulo. O clube participou com quatro carros na prova e conquistou as quatro primeiras colocações.
Os 69 carros participantes largaram no primeiro dia (06/07), às 9h, do Centro Cívico de Curitiba com destino a Campina Grande do Sul. No total tiveram pela frente 110km de prova.
O percurso bastante técnico alternou trechos de asfalto e terra, que predominou. As estradas escolhidas foram da região de Curitiba, São José dos Pinhais, Piraquara, Quatro Barras e Campina Grande do Sul. O roteiro foi marcado por um “cotovelo” existente no percurso onde havia 2 Postos de Controles.
Um deles marcava o tempo antes da curva e outro, logo depois, e também pelo tempo excessivo de neutro. Foram 2h30 para um total de 4 horas de prova, contando um neutro de 5 minutos no salto de Piraquara, o salto mais famoso do rali de velocidade no Brasil.
Devido a uma festa inesperada na cidade de Quatro Barras, o rali teve seus dois últimos trechos cancelados. Os participantes tiveram de seguir em comboio até Campina Grande do Sul e conferir de perto a última especial do rali de velocidade.
O segundo dia – No domingo, novamente a largarda foi às 9 horas, no Centro Cívico de Curitiba, passando pela cidade de São José dos Pinhais e chegando ao Parque Cachoeira, em Araucária, no total de 75km de prova, onde estavam localizados os apoios dos carros de velocidade.
O percurso teve toda sua parte em terra, com excessão dos deslocamentos e neutros alternados entre terra e asfalto. A segunda etapa frustrou a maioria dos competidores pelo tempo curtíssimo de prova. Foi um total de 1h32 sendo essa uma hora de neutro e obtendo apenas 3 PC’s, tirando assim a possibilidade de recuperação de quem não andou bem no dia anterior.
Como a divulgação dos resultados estava marcada para as 15h, as duplas ainda puderam novamente conferir o desempenho e os saltos dos carros de velocidade, que tiveram especiais próxima ao Parque Cachoeira. Confira abaixo os resultados.
Categoria Master
Graduados
1) – Alexandre Martinez / Paulo Moriyama (Sabrico) 19pp – São Paulo Beerdog
2) – Ralf Greggrsen / Ivan Bertagna 27pp São Paulo Beerdog
3) – Cláudia Martinez / Gilze Araujo 39pp São Paulo Beerdog
4º – Mario A Pacheco / Marcus Neves 65pp São Paulo Beerdog
5º – Cláudio Camargo / Maury Sade 400pp Curitiba
Categoria Light Maraton
1º – Roberto Navarro / Paulo Turkiewicz 148pp Curitiba
2º – Fabio Arasanz / Jose Carlos Villas Boas 560pp Curitiba
3º – Roberto Freitas / Fernando Trevissan 566pp Curitiba
4º – Jeann Carlos / Alexandre Zoner 1116pp Curitiba
5º – Wilson Buffara / Cristiane Portugal 1341pp Curitiba
Categoria Light Turismo
1º – Leandro Paez / Alessa Silva 122pp Curitiba
2º – Walter Quirrenbach / Eduardo Quirrenbach 223pp Castro
3º – Jefferaon Hecker / Jose Melquiades 268pp Curitiba
4º – Helcio Luiz / Otacilio Duarte 297pp Curitiba
5º – Heitor Pavesi / Valmor Scoz 378pp Curitiba
Categoria Light Universitário
1º – André Luiz / Rafael Vieira 1012pp Curitiba
2º – Marcelo Vieira / Eduardo Arndt 1426pp Curitiba
3º – Fabio Picolo / Adriana Padilha 2046pp Curitiba
4º – Marcus Daniel / Beatriz Gavleta 2664pp Araucaria
5º – Newton Rocha / Guilherme Gomez 2709pp Curitiba
Este texto foi escrito por: Alexandre Martinez
Last modified: julho 10, 2002