Cenas do Engesa de Vernizzi no Raid de Salto… (foto: Arquivo pessoal)
Vernizi conta ao Webventure todos os detalhes de quem encarou a trilha de um raid válido por competições importantes da região Sudeste. Faça como ele e mande sua história também!!
Esta nossa aventura começou na manhã do dia 21 de abril, quando saímos de São Paulo pouco antes das 6h e fomos para Salto, onde haveria a largada deste Raid, que neste ano trouxe uma inovação: a prova seria válida pela 2ª etapa da Copa Sudeste e, ao mesmo tempo, pela 1ª etapa da Copa Vale Raid.
O resultado seria apurado pela colocação dos competidores na prova, e seriam consideradas a premiação e pontuação no campeonato de acordo com a classificação dos competidores que participassem de cada um. Esta apuração não foi muito complicada, pois muito poucos competidores (aproximadamente três) estão participando dos dois campeonatos. Nossa equipe é uma dessas que participa de ambos, por isto buscávamos uma boa classificação neste raid para conseguirmos marcar pontos importantes nos dois campeonatos.
Fomos sorteados com o número 67. Neste evento houve uma grande quantidade de jipeiros e havia carros largando com numeral maior que 100. Largamos sem nenhum problema, iniciamos a prova que logo demonstrou ser bastante técnica e que uma boa navegação seria fundamental para uma boa colacação. Passamos por algumas subidas bantante íngremes, que exigiram muito torque (força) do motor, o que nosso Engesão satisfez com bastante folga.
Passamos por locais de mata mais fechada, muitos buracos, pedras e tocos, onde tivemos que poupar o carro e, ao mesmo tempo, manter as médias estipuladas na planilha. Após quatro horas de prova, paramos no Shopping Center Itu, onde havia um neutral de 50 minutos para comermos um lanche.
Qual o caminho certo? Depois desta parada continuamos por mais 3h30 até chegarmos ao final da prova, que ocorreu no Clube de Campo Saltense. Neste trecho havia um erro de km na planilha e, até acharmos o caminho correto, acabamos nos atrasando pouco mais de 60 segundos, o que nos obrigou a acelerar mais forte para voltar ao tempo correto.
Neste raid nós não tivemos grandes problemas e sabiamos que não tínhamos perdido muitos pontos. Também sabíamos que havia diversos competidores que também não tiveram problemas e que a prova seria decidida nos pequenos detalhes. O nível técnico realmente está bastante alto nas duas copas e a disputa foi bastante acirrada. Para nossa felicidade, perdemos apenas 29 pontos e com isto conquistamos o terceiro lugar da Copa Sudeste (categoria Copa) e o quarto na Copa Vale Raid (categoria integrado).
No próximo dia 26 de maio teremos mais uma etapa conjunta das Copas
Sudeste e Vale Raid, que ocorrerá na cidade de Caçapava. Nos encontramos por lá!!! Conheça mais sobre o Vernizzi Off-Road Team em www.vernizi.hpg.com.br
Clique aqui e leia reportagem sobre o Raid de Salto.
Este texto foi escrito por: Fábio Vernizi
Last modified: abril 26, 2001