Foto: Pixabay

Representante olímpico do MTB disputa Copa Internacional em Minas

Redação Webventure/ Biking

Edvando Souza Cruz concede entrevista ao final da prova. (foto: Arquivo Webventure)
Edvando Souza Cruz concede entrevista ao final da prova. (foto: Arquivo Webventure)

Edvando Souza Cruz é um dos principais nomes do mountain bike nacional. Campeão da Copa Internacional PowerBar Reebok em 2002, tem como outros grandes momentos da carreira o ouro no Pan-Americano do Chile, prata no último Pan, em Santo Domingo e representante do Brasil na última Olimpíada, em Atenas.

Correndo como profissional desde 1999, “Vando” também já colecionou dois títulos brasileiros. Mais uma vez garantido na Copa Internacional PowerBar Reebok, ele fala das suas expectativas para este ano:

Qual sua avaliação sobre a Copa Internacional PowerBar Reebok?
Vando – A Copa Internacional para mim pode ser definido como o melhor campeonato do Brasil. Em termos de pista e de estrutura ela está totalmente dentro dos padrões internacionais, o que é inédito no Brasil. Eu já tive a oportunidade de correr fora do país e posso afirmar que o torneio não fica devendo nada para nenhum outro, mesmo fora do país.

Quais são as suas expectativas para este ano?
Vando – Eu acredito que vou tentar fazer um bom campeonato de novo. São três etapas e eu acredito que, se conseguir uma boa regularidade nas três, acredito que posso voltar a brigar pelo título. As minhas expectativas são essas.

E quem você acha que pode te impedir nesta caminhada rumo ao bi?
Vando – Os nomes de ponta são sempre os mesmos. Mais uma vez terei que brigar com o Márcio Ravelli, com o Abraão Azevedo, com o Rubens Donizete e Tássio Camargo. Tem o Tiago Aroeira também que está subindo da Sub-23. Acho que ele é um atleta de muito potencial e que pode conseguir um grande destaque nesta edição da Copa.

O que você acha da criação da categoria SuperElite?
Vando – Acho uma iniciativa muito interessante, principalmente para os mais jovens. Para a gente é legal porque aumenta um pouco o nível da prova, mas para quem está começando é sensacional porque a garotada já começa competindo no nível mais alto e tem maiores chances de se preparar para o futuro”

Você já está trabalhando a Copa Internacional PowerBar Reebok deste ano como preparação para o Pan de 2007, no Rio?
Vando – Se tratando de Pan-Americanos e Olimpíadas, trabalhamos sempre em ciclos. Assim que terminou a Olimpíada, já comecei a trabalhar no ciclo que vai me levar para o Pan. Desta vez, estou ainda mais empolgado pelo fato de a competição ser no Brasil. Como a pontuação zera todo ano, ainda não posso dizer que estou me preparando para o Pan, mas a Copa é fundamental para manter os atletas no mais alto nível técnico.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: abril 2, 2005

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure