Santuário do Caraça. (foto: Arquivo Destino Aventura)
A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do Caraça vai ganhar um centro de visitantes e outras melhorias nos próximos seis meses. O investimento vem de um convênio feito entre a Samarco, a Associação Mineira de Defesa do Ambiente (AMDA) e a Província Brasileira da Congregação da Missão (PBCM), proprietária da reserva.
A ser lançado nesta sexta-feira (29/11), o programa, inédito no Brasil, vai receber cerca de R$ 400 mil e terá um prazo de quatro anos, renováveis. Estima-se que as melhorias possam ser vistas em seis meses.
O convênio prevê ações que garantam a proteção da biodiversidade vegetal e animal, dos recursos hídricos e da paisagem cênica da RPPN do Caraça, além do aprimoramento de programas de informação e de educação ambiental dirigidos aos visitantes e freqüentadores do parque e apoio à visitação turística e aos pesquisadores que desenvolvem estudos de cunho científico no Caraça.
Infra-estrutura – O local recebe 40 mil visitantes por ano, e com a construção do Centro de Visitantes, e a expectativa é que esse número aumente nos próximos anos. O centro será equipado com TV, vídeo, sala de projeção e microscópio, entre outros.
Dentro deste projeto também estão previstas a recuperação das voçorocas e área alteradas da RPPN, conforme Projeto de Recuperação da Flora em Acessos Antigos da RPPN do Caraça já acordado entre o Instituto Estadual de Floresta (IEF) e a Samarco, totalizando uma área de 10 hectares.
Guias – O centro oferecerá ainda serviço de guias com disposição de cadastro de guias autorizados a trabalhar na RPPN do Caraça, organização de grupos de turistas para excursões ecológicas, informações sobre roteiros turísticos dentro e fora do Caraça, locais de caminhadas que requerem ou não guias, horários de ônibus, serviços de táxis, custos e regras da RPPN e do Santuário, informações sobre sinalização e interpretação das trilhas.
Este texto foi escrito por: Webventure